Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Quem somos 24 de julho de 2008

Histórico

 

A Germinal Consultoria foi criada, em 1987, por profissionais egressos do SENAC/SPe do CENAFOR. O seu nome foi inspirado no livro Germinal, de Emile Zola. Originalmente, o nome completo era Germinal – Cultura e Trabalho.

O nome inicialmente escolhido revelava o intento de aproximar os universos da cultura e do trabalho. Com o uso intensivo da arte, buscava-se o desenvolvimento de alternativas metodológicas para a aprendizagem significativa e para a construção criativa do conhecimento, especialmente os relacionados com a formação e o desenvolvimento profissional.

 

A mudança de nome não alterou o propósito inicial, como mostram a forma de construção deste sítio e as amostras de trabalho da Germinal, que podem ser acessadas a partir dos links disponíveis na coluna à direita.

As amostras de trabalho mostram que a GERMINAL sempre atuou apoiando organizações produtivas e instituições educativas na formulação e desenvolvimento de suas propostas e projetos educacionais, inclusive daqueles que estão, mesmo que implícitos, nos planos estratégicos e na organização do trabalho dos clientes, sejam eles empresas, órgãos públicos ou organizaçôes não-governamentais (ONGs).

 

 

 

Alain Bailland – escultura

Produtos e Serviços

Oprodutos e serviçosda Germinal foram sendo criados e desenvolvidos a partir da demanda de seus clientes, de acordo com suas necessidades e características, utilizando metodologias e estratégias diversas, mas sempre inovadoras.

Isso fez com que a Germinal Consultoria acumulasse, nesses mais de 20 anos de existência, uma experiência bastante diversificada na área, tanto em relação à natureza de seus trabalhos quanto à de sua clientela. Fez também com que se acostumasse, em cada projeto, a buscar e/ou criar o caminho mais promissor para atender as expectativas que o geraram.

O tempo e o acúmulo de experiências permitiram organizar os produtos e serviços em seis grandes linhas de ação:

1. Currículos e Programas.

2. Estratégia, Organização e Qualidade.

3. Formação e Desenvolvimento de Educadores.

4. Propostas Pedagógicas e Planos Institucionais.

5. Gestão do Conhecimento.

6. Estudos e Pesquisa

7. Ética e Responsabilidade Social

Missão

 

 Prestar consultoria para organizações produtivas e instituições educativas no desenho e implementação de projetos de gestão e construção do conhecimento e de desenvolvimento de competências para a vida, a cidadania e o trabalho.

 

Paul Klee, Dream City - 1921, Watercolor on paper, Private collection

Paul Klee, Dream City, 1921. Water color on paper. Private collection.

Visão

 

Participar de projetos criativos de transformação qualitativa das relações entre educação e trabalho, tendo como horizonte a organização que aprende e a cidade educativa.                          

 

13 Responses to “Quem somos”

  1. Bolivar Mingoni Says:

    Solicito contato para curso de capacitação de Professores Educação infnatil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Série

    Fone 16 99986156 – Bolivar

  2. José Antonio Küller Says:

    Parabéns pelo Blog, Küller.

    Está muitíssimo bem elaborado e didaticamente organizado.

    Já comecei a divulgá-lo. O site da Plus Qualidade e Educação também está quase pronto. Provavelmente estará no ar até o final da semana, em http://www.plusqualidade.com.br . Pergunto-lhe se você autoriza que eu coloque nele um link para seu Blog, no tópico de PARCERIAS.

    Francisco de Moraes

  3. José Antonio Küller Says:

    Recebi, por e.mail, o comentário anterior. Respondi:

    Obrigado pelas suas palavras. Elas são um incentivo para mim. É uma honra ser citado como parceiro. Adicionarei seu site em meu blog também.

    José Antonio Küller

  4. GARY FLOR Says:

    Estimados colegas:
    Felicitaciones por el gran aporte que están brindando en el campo de la educación profesional y la gestión del conocimiento, nos gustaría establecer una relación de cooperación con ustedes a efectos de buscar financimiento para ejecutar proyectos de formación profesional en Ecuador, saludos cordiales.
    Gary Flor
    DIRECTOR EJECUTIVO CEFORCOM

  5. José Antonio Küller Says:

    Gary Flor

    Agradecemos as suas palavras. São incentivos para continuarmos. As relações de cooperação sempre nos interessam. Como poderia ser estabelecida e funcionar a relação de cooperação entre a Germinal e o CEFORCOM?

    Cordiais Saudações

    José Antonio Küller

  6. […] de uma versão alternativa do Programa de Educação para o Trabalho, desenvolvida pela Germinal Consultoria. A estação de trabalho utiliza o teatro como referência metodológica. O excerto, Cena […]

  7. Olá!
    Fico muito feliz pela participação e de ter sido premiada a ponto de me inserir em um grupo que traz a valorização das coisas da terra, do trabalho, da sensibilidade criadora e por que não dizer a respeito de arte e da presença dela na educação, traz a nós o olhar do Prof. Pedro Demo que me disse ser a arte uma “perspectiva disruptiva do conhecimento rebelde”. Estamos aqui valorizando a imaginação e contra a figura que a escola insiste em dar para a criança pintar ou cobrir assim que ela chega na escola. Os signficados não estão na figura, mas são dados pela linguagem. E estar em um blog é fazer com que a imagem esteja em ação – e do esforço de um pensar complexo.
    Agradeço imensamente essa oportunidade!
    Abraço afetuoso a todos!
    Maria do Rocio

  8. maris stela da silva Says:

    Encontrei algo que me identifico, ou posso dizer que me encontrei aqui ?
    Tive uma oportunidade ímpar de aprender a servir mais a região tão carente que conheci. Kuller aqui em Ribeirão Branco SP as sementes “germinaram”
    Maris

  9. Regiane Alberta de Melo Says:

    Estou querendo fazer meu cadastro para curso pela net.

  10. Ricardo G.Slovak Says:

    eu gosto muito da terra e do universo,creio que o Deus ela e vai terminar com ela,mais nóis devemos cuidar dela e do meio do ambiente,esse é meu cometário.
    ogrigado pelo Atenção

  11. Kuller, desculpe a omissão, venho acompanhando sua caminhada, mas sem comentar. Não sei se isso me mantém associado ou se devo preencher ficha nova. Continuo seu amigo e admirador.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s