Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Trilha Jovem Iguassu é certificado novamente pelo Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 22 de dezembro de 2015

Filed under: Sem categoria — José Antonio Küller @ 5:38 pm

O Trilha Jovem Iguassu é referência na formação de jovens em situação de vulnerabilidade social para atuação no mercado de trabalho no setor turístico. A metodologia adotada e os resultados obtidos renderam ao projeto, pela segunda vez consecutiva, a certificação no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Foram mais de 860 inscritos em todo o país. Desses, 154 iniciativas foram certificadas, sendo 12 no Paraná.

O Banco de Tecnologias Sociais é uma base de dados que contempla informações sobre dezenas de tecnologias sociais em todo o país. A ferramenta apresenta soluções para demandas sociais desenvolvidas por instituições que podem ser consultadas por tema, entidade executora, público-alvo, região, UF, etc. Receber o certificado, além de ser uma forma de avalizar o projeto, é também mostrar que ele pode e deve ser replicado em outras partes do Brasil.

O Trilha Jovem Iguassu surgiu da intersecção de dois desafios socioeconômicos: a demanda de inserção social e profissional de jovens oriundos de famílias de baixa renda e o desenvolvimento do turismo no Brasil. Dessa forma, o desenvolvimento do projeto permitiu a união entre a procura crescente por profissionais qualificados e a problemática social relacionada à vulnerabilidade social e ao desemprego de jovens.

O projeto oportuniza aos jovens qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho do setor de turismo, nas áreas de hospedagem, turismo e atendimento, e alimentos e bebidas. O grande diferencial é a sua metodologia, que trabalha com todas as dimensões de transformação dos jovens: técnico-profissional, social e individual.

Este é o Trilha Jovem Iguassu: inovação na capacitação de um público jovem vulnerável, promoção da inserção no mercado de trabalho e colaboração no desenvolvimento turístico na Região Trinacional do Iguassu (região de fronteira entre a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná; Puerto Iguazú, na Argentina; e Ciudad del Este, no Paraguai).
Realização – O Trilha Jovem Iguassu é um projeto de turismo e inclusão social executado pelo POLOIGUASSU desde 2006. Em 2016 completará a marca de mil jovens formados e tem conquistado um índice de permanência deles no mercado de cerca de 50%.

A iniciativa é sinônimo de credibilidade entre os empresários e representantes do trade e possui como principais parceiros a Itaipu Binacional, FPTI e CVC. É o maior projeto social de turismo de Foz do Iguaçu, apoiado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (Codefoz) e por vários parceiros ligados ao setor turístico.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s