Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Alegria marca formatura de turma do Trilha Jovem 17 de setembro de 2015

Filed under: Sem categoria — José Antonio Küller @ 5:36 pm

Rádio Cultura – 22 horas atrás

3
912345678

Por Assessoria

Um clima de descontração, alto-astral e, acima de tudo, conquista marcou a formatura dos 220 alunos que concluíram a sexta e sétima edição do Projeto Trilha Jovem em 2014 e 2015. E não poderia ser diferente, afinal a solenidade representava o fim de uma etapa e, ao mesmo tempo, o início de uma nova caminhada.

Além do sentimento de vitória, percebia-se no auditório da Uniamérica, parceira do projeto que cedeu o espaço para a cerimônia, a satisfação dos pais, irmãos e demais familiares dos jovens ao vê-los com o canudo nas mãos. A alegria também estava estampada no rosto das pessoas que formam a equipe do Trilha Jovem, que trabalhou com muita dedicação para capacitar os pupilos.

O êxito do projeto não está apenas em qualificar um público de 16 a 24 anos nas áreas de hospedagem, turismo e atendimento, e alimentos e bebidas. Seu diferencial é colaborar efetivamente para inserir e manter os formados no mercado de trabalho, com índice de permanência superior a 50%.

Superação

Um bom exemplo é a jovem Janaína de Souza Castro, 22 anos, formada na turma de Hospedagem em 2014. Feliz ao receber o certificado e reencontrar os colegas, contou o que o projeto fez por ela. “Foi um prazer ter participado. Durante o curso, a gente aprendeu muita coisa e amadureceu bastante. Hoje, eu sou técnica em borboletário no Parque das Aves. Estou lá há nove meses e está sendo uma experiência muito boa.”

Igualmente satisfeita com o momento da filha estava a mãe de Janaína, dona Adalgiza de Souza Castro. “A formatura dela é motivo de orgulho. Estou vendo minha filha estudar, crescer e amadurecer. Torço para ela progredir ainda mais”, declarou.

Também bastante contente estava Bruna de Oliveira Evaldt, 19 anos, formada em Turismo e Atendimento. Acompanhada pela irmã mais nova, Pamela, ela lembrou sua passagem pelo Trilha. “A experiência foi ótima. Se pudesse, faria de novo. Sempre fui comunicativa, mas o projeto me ajudou a melhorar mais ainda. Trabalho há nove meses no Complexo Turístico de Itaipu, através do Trilha Jovem, e estou muito feliz.”

Turma 2015

Formado neste ano, Maykon Rojas, 17, era só alegria na solenidade, considerada mais um degrau na vida profissional. Ele conta que no começo não estava interessado, mas a partir da experiência real tudo mudou em sua mente. “Melhorei meu jeito de conversar, consigo inclusive controlar meu nervosismo. Tive oportunidade de trabalhar como menor aprendiz num hotel e agora na Secretaria de Turismo”, disse.

Residente no Jardim América, Maykon ingressou no Trilha Jovem por insistência dos pais, Antonio Rojas, 51, e Malice Lurdes Rojas, 54. “Explicamos para ele a importância de abraçar as oportunidades de estudo e emprego. Ele é motivo de orgulho”, afirmou o pai. “O Trilha Jovem é uma porta aberta para transformar os adolescentes. É um aprendizado de vida”, completou a mãe.

Formada em Alimentos e Bebidas, Karyne Isabela Castanha, 19, acredita que o aprendizado fará a diferença no seu desenvolvimento profissional. “Antes eu tinha medo de encarar as coisas, agora acho que estou pronta para encarar o mundo profissional”, declarou a jovem, moradora do São Sebastião. Ela estava acompanhada da tia Maria de Lurdes Correia e da irmã Camila Isabela, 17 anos, que também pretende fazer o Trilha Jovem.

Jhenifer Naira da Silva Machado, 17, considerou a experiência muito legal, principalmente porque aprendeu muita coisa e perdeu a vergonha. Para a mãe, a autônoma Nilza Biron da Silva, 38, a participação no projeto foi espetacular. “Ela correu atrás e lutou”, afirmou a moradora do Jardim Belvedere, que pensa em apoiar os outros filhos, Jackson e João, a fazer o curso quando eles completarem 16 anos (idade mínima).

Três gerações

Pertinho de todos ali estava a universitária Karine da Cunha Leal, que contou sua história ao microfone para todo o público. Ela participou do Trilha Jovem um ano atrás, foi selecionada para trabalhar no Complexo Turístico Itaipu e conquistou uma bolsa integral na Uniamérica, onde cursa o segundo ano de Psicologia. “Todos nós enfrentamos dificuldades. É preciso acreditar em si. Acreditem! Todos somos capazes”, discursou a trabalhadora e acadêmica, fortemente aplaudida por todos.

Polo Iguassu destaca garra de alunos e apoio de parceiros

A diretora-executiva do Instituto Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo, ressaltou a importância de tudo o que a turma vivenciou até chegar aquele momento. “Vocês estão de parabéns, pois passaram por um processo seletivo, aceitaram o desafio e venceram as 500 horas de formação mais a vivência profissional. Certamente estão muito diferentes de quando entraram no projeto”, afirmou.

Já a coordenadora-geral do Trilha Jovem, Patrícia Menezes Dutra, manifestou seu desejo de mais conquistas aos formandos. “Que vocês tenham muito sucesso e mantenham a vontade de obter mais vitórias na vida. Parabéns também aos nossos educadores, que passaram a experiência e o conteúdo para a formação de todos.”

A presidente do Polo Iguassu, Manuele Fritzen, por sua vez, parabenizou os formandos, equipe de execução e parceiros do projeto. “É um momento de festa. Vocês são vencedores. Todos batalharam por esse momento. Acreditem em vocês, mas não deixem de comemorar no dia a dia. Realizem esse sonho íntegro de trabalho e de vida”, disse.

Parceiros

O anfitrião, Ryon Braga, diretor-geral da Uniamérica, fez questão de cumprimentar os jovens e manifestar seu interesse em manter a parceria com o Polo Iguassu. “Este é um momento muito bacana. A Uniamérica está muito feliz, pois é uma oportunidade de estreitar a relação e continuarmos juntos. Convido vocês a sonharem alto, porque têm a capacidade para ir mais longe.”

Diretor-geral da Uniamérica, Celso Braga destacou a alegria ao ver jovens buscando formação profissional para ingressar no mercado. “Queremos ampliar a parceria e oportunidades”, comentou, frisando que a instituição realizará vestibular de bolsas integrais, com 150 vagas para todos os cursos, no dia 17 de outubro.

Realização

O Trilha Jovem Iguassu é um projeto de turismo e inclusão social executado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu desde 2006, que tem em sua missão capacitar jovens entre 16 e 24 anos para ingressar, permanecer e crescer no mercado de trabalho no setor de turismo. Em 2016, a iniciativa completará a marca de 1.000 jovens formados

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s