Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Blog divulga ferramentas educacionais inovadoras 27 de abril de 2015

Filed under: Sem categoria — José Antonio Küller @ 1:19 pm

Clipping Educacional – 27.04.2015

Marina Lopes – Porvir – 24/04/2015 – São Paulo, SP

O dicionário aponta ferramenta como um instrumento que se usa para realizar um trabalho. Na concepção do mineiro Alex Bretas, criador do projeto Educação Fora da Caixa, essa definição vai além. Para ele, ferramentas são portais que podem abrir novos mundos, principalmente quando o assunto é educação. Na tentativa de inspirar educadores que desejam experimentar novas metodologias, o jovem irá compartilhar semanalmente, no blog do projeto, técnicas, métodos e instrumentos inovadores de educação que conheceu durante suas andanças para escrever um livro sobre modelos alternativos de aprendizagem para adultos.

A ideia é criar uma caixa de ferramentas para que as pessoas possam inovar suas práticas educacionais. “Em um sentido mais amplo, elas podem ser desde práticas educacionais até ferramentas propriamente ditas, que proporcionam um aprendizado mais autônomo”, definiu Bretas. Divididas em diferentes categorias, elas irão apresentar uma série de instrumentos didáticos a serem utilizados por educadores, como a metodologia de conversação World Café, onde são formados círculos de diálogos que estimulam os participantes interagirem entre si.

As postagens com dicas de ferramentas serão atualizadas toda segunda, quarta e sexta-feira, começando na semana que vem. Cada uma deverá vir acompanhada de uma explicação sobre o que é, porque é útil e quais são suas possíveis aplicações. Diferente de divulgar projetos inovadores de educação, a ideia é mostrar quais foram os instrumentos usados por cada um desses projetos para alcançar resultados. “Vamos entregar conhecimento pronto para agir”, diz.

As ferramentas serão compartilhadas de forma aberta no blog do projeto Educação Fora da Caixa. Porém, quem desejar contribuir financeiramente com a proposta poderá ter acesso a materiais exclusivos, incluindo e-mails e uma pasta compartilhada no Google Drive com informações. As contribuições variam entre valores de R$10 a R$ 100, oferecendo opções adicionais como o recebimento de uma lista mensal de conteúdos sobre inovação em educação e apoio com mentoria, curadoria de conteúdo e networking.

Inicialmente, as dicas de ferramentas serão apresentadas com base em descobertas que Alex Bretas fez ao ter contato com diferentes projetos inovadores de educação. No entanto, a tendência é que a iniciativa também possa receber sugestões de pessoas que já testaram instrumentos úteis na educação e desejam compartilhar com outros educadores. “Se um educador de uma escola vê uma ferramenta legal, ele consegue testar e compartilhar isso.”

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s