Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Mercadante diz que ensino técnico é prioridade imediata 20 de novembro de 2013

Filed under: Sem categoria — José Antonio Küller @ 1:17 pm

BEATRIZ BULLA, DAYANNE SOUSA, GABRIELA LARA E LUIS LIMA – O ESTADO DE SÃO PAULO – 19/11/2013 – SÃO PAULO, SP

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reiterou nesta terça-feira, 19, ao deixar o Fórum Estadão Brasil Competitivo sobre educação, em São Paulo, que a prioridade imediata do governo na área é o ensino técnico profissionalizante. `Mesmo tendo expandido em mais de 160% as vagas (no ensino médio), para 2,5 milhões de estudantes não há vaga. A opção é ensino técnico profissionalizante`, comentou.

Ele reforçou que a presidente Dilma Rousseff tem a percepção da importância da educação para aumentar a competitividade no País. `O mundo está em recessão, está reduzindo custo e reduzindo especialmente custo do trabalho. Nós estamos em pleno emprego, estamos com uma das menores taxas de desemprego do mundo, estamos aumentando salário real e isso só é sustentável se estudarmos para o trabalho`, disse o ministro, que classificou a importância da formação técnica como uma questão estratégica.

`O gargalo imediato que temos é a formação técnica profissionalizante.` `Como a Europa está desempregando e reduzindo salário, e boa parte do mundo, e o Brasil está empregando e aumentando o salário real, estamos perdendo competitividade pelo custo do trabalho`, disse o ministro.

Para `amenizar o problema`, o governo reduziu os impostos sobre a folha de pagamentos. `Nós queremos continuar empregando e aumentando salário para distribuir a renda. Por isso a educação é o melhor caminho para aumentar a produtividade`, completou Mercadante.

Segundo ele, inovar e produzir de forma mais eficiente é `fundamental` para o Brasil poder disputar `nesse quadro de crise e concorrência internacional`. `Se tem algum destaque imediato para a economia é o Pronatec`, defendeu.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s