Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Prefeitura e Sindicato Rural vão promover o Programa Jovem Agricultor do Futuro 24 de outubro de 2013

Filed under: Sem categoria — José Antonio Küller @ 1:38 pm

O Programa Jovem Agricultor do Futuro foi um pedido da prefeita Nice ao presidente do Sistema FAESP – SENAR – AR/SP, Fábio Meirelles

Da Redação

Com o objetivo de contribuir para a erradicação do trabalho infantil e proporcionar aos jovens educação profissional, básica e genérica necessária para o mercado de trabalho, a Prefeitura de Jales, através das secretarias de Desenvolvimento e Promoção Social e Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sindicato Rural de Jales e SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural vão oferecer o Programa “Jovem Agricultor do Futuro”.

O pedido foi feito pela prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice ao presidente do Sistema FAESP – SENAR – AR/SP, Fábio Meirelles e ao presidente do Sindicato Rural de Jales, José Candeo que compreenderam a demanda de jovens que poderiam ser incluídos no programa em Jales e atenderam a solicitação.

O Programa Jovem Agricultor do Futuro, antes chamado de Jovem Aprendiz Rural proporciona aos participantes a continuidade de estudos em níveis mais elevados de escolaridade e qualificação, além de articular as dimensões da pessoa, do profissional e do cidadão em uma perspectiva educacional com prometida com a autonomia no aprender. “Fiz questão de buscar, junto ao José Candeo, o Programa Jovem Agricultor do Futuro que contribui no ensino do “saber ser”, “saber fazer” e “saber conviver”, tão importante para a formação de uma educação profissional comprometida com o desenvolvimento sustentável da comunidade”, disse a prefeita Nice.

O Jovem Agricultor do Futuro destina-se ao desenvolvimento das competências básicas necessárias a todo tipo de trabalho no campo. Ao longo do curso, que deverá ter início em março de 2014 e duração de nove meses (600 horas), os estudantes aprendem sobre ação comunitária, oficinas sobre ética e cidadania, marketing e comercialização, promoção da saúde, comunicação oral e escrita. O programa oferece ainda técnicas de agropecuária, recuperação de áreas degradadas, manutenção de propriedade agrícola e gestão de recursos humanos.

De acordo com a prefeita Nice, a próxima etapa ficará a cargo da Secretaria de Promoção Social que fará uma seleção de possíveis alunos, beneficiando preferencialmente os de situação de vulnerabilidade social. O local para as aulas teóricas e práticas será analisado e escolhido em breve. “Já vamos iniciar as visitas aos possíveis locais que apresentam condições de receber as duas turmas que vamos montar e logo teremos tudo definido e estruturado para iniciarmos o Programa Jovem Agricultor do Futuro”, contou a secretária de Agricultura, Sandra Gigante.

Para participar é pré-requisito que os educandos tenham idade mínima de 14 anos e máxima de 17 anos e 11 meses; estejam cursando o ensino fundamental e ser filho de produtores ou trabalhadores rurais. Caberá a Prefeitura oferecer uma área experimental de 2.500 metros quadrados e os equipamentos, máquinas, insumos, instalações, animais, plantas, materiais, implementos e ferramentas necessárias às atividades. O SENAR ficará responsável pela alimentação dos alunos e fornecimento do instrutor.

A reunião realizada na manhã do dia 22 para acerto dos detalhes da instalação do Programa Jovem Agricultor do Futuro foi acompanhada pela prefeita Nice, o presidente do Sindicato Rural, José Candeo, a coordenadora do Sindicato, Lidiane, escriturários do Sindicato, Ana Ligia e Fabiano Candeo, secretária de Promoção Social, Maria José Leite – Zezé, secretária de Agricultura, Sandra Gigante e pela assistente social da secretaria de Promoção Social, Daniela Oliveira Nunes.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s