Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Tenha cuidado com os filtros-bolha 5 de setembro de 2011

Filed under: tecnologia educacional — José Antonio Küller @ 9:03 pm
Tags: , , , , , , , ,
Recentemente circulou pelas redes sociais um vídeo de  Eli Pariser: Tenha Cuidado com os “Filtros-bolha. O vídeo alerta para o perigo existente no esforço das empresas da Web em nos oferecer serviços sob medida. Ao fazê-lo, elas selecionam e restringem a informação que nos fornecem. Criam bolhas de informação cujo centro são os nossos supostos interesses. Não somos expostos às informações ou opiniões ou notícias que contrariam nossos atuais pontos de vista. Essa é uma medida educacionalmente indesejável. Deixamos de ser confrontados com o que poderia nos desiquilibrar (Piaget) e promover o nosso desenvolvimento. É também perigosa do ponto de vista político. Não nos permite o acesso às opiniões e pontos de vista contrários aos nossos. Impossibilita a ampliação do quadro de referência para as nossas opções políticas.
 A pesquisa no Gooogle abaixo reproduzida mostra o efeito do filtro-bolha. Sou editor do blog Germinal -Educação e Trabalho. Logo o blog me interessa e deixo as marcas desse interesse nas minhas atividades relacionadas com a Internet. Fiz uma pesquisa com a palavra germinal. A palavra designa um  clássico da literatura: o livro Germinal, de Emile Zola. Designa também um filme baseado no livro. No entanto, em minha pesquisa, o blog aparece em primeiro lugar da lista dos resultados.
Para ver como o filtro funciona, repita a pesquisa. Use a mesma palavra. Compare depois com os resultados abaixo. As diferenças nos resultados mostra o funcionamento do filtro do Google. Decorrem de como o mecanismo de pesquisa entende as diferenças dos nossos interesses.
Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s