Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Currículos de Ensino Médio 11 de maio de 2011

Em Audiência Pública do Conselho Nacional da Educação, em 5 de maio de 2011, foi apresentado estudo desenvolvido pela UNESCO com o apoio do Ministério de Educação, que construiu protótipos curriculares para o ensino médio.

Foram apresentados dois tipos de protótipos de currículo: um de Ensino Médio e outro de Ensino Médio Integrado. Este último integra o Ensino Médio à Educação Profissional. Na Audiência Pública foi distribúído um Resumo Executivo do estudo, do qual selecionamos o seguinte excerto:

O presente trabalho resume esses protótipos. Descreve inicialmente um currículo de ensino médio orientado para o mundo do trabalho e a prática social. Ele está desenhado para garantir aprendizagens necessárias ao desenvolvimento de conhecimentos, atitudes, valores e capacidades básicas para o exercício de todo e qualquer tipo de trabalho. Valorizando a continuidade de estudos, procura preparar o jovem para enfrentar os problemas da vida cotidiana e participar na definição de rumos coletivos, promovendo o aperfeiçoamento dos valores humanos e das relações pessoais e comunitárias. Deste primeiro e originário tipo de protótipo, decorre outro, que integra o ensino médio com a educação profissional.

No segundo tipo de protótipo, para atender os que requerem profissionalização mais imediata, esse currículo originário pode articular-se com o conteúdo dos eixos tecnológicos e das habilitações técnicas específicas, atendendo o objetivo de formação de técnicos de nível médio, conforme estabelecido na legislação como ensino médio integrado. A partir de uma mesma base curricular comum e com variantes à escolha de cada escola e grupo de estudantes, será possível aproximar a escola única da escola diferenciada e a desejada formação politécnica da formação técnica, sempre que necessária. Se forem implantados em uma mesma escola, cidade ou sistema de ensino, os currículos articulados possibilitam a troca do ensino médio integrado pelo ensino médio de formação geral ou vice-versa ou, ainda, a alteração da escolha de habilitação profissional no meio do percurso.


Para os interessados, a integra do texto pode ser  obtida no site da UNESCO ou clicando aqui. O grupo de trabalho que desenvolveu o estudo foi coordenado por José Antonio Küller, sócio-diretor da Germinal Consultoria.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s