Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

UNICASTELO participa do Jovem Aprendiz Rural em Descalvado (SP) 29 de abril de 2011

O site da UNICASTELO publicou, em  a seguinte notícia sobre o Jovem Aprendiz Rural:

 

A Unicastelo atendeu convite do Sindicato Rural de Descalvado e integra grupo de parceiros que apoiam a formação Jovem Aprendiz Rural, oferecido gratuitamente pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) a 35 jovens, entre 14 e 17 anos, alunos da rede pública do município. São os professores do Mestrado em Produção Animal da universidade que conduzirão os módulos que tratam sobre produtividade rural, agricultura e pecuária polivalente, manutenção de propriedades rurais e recuperação de áreas degradadas, propostos no currículo do curso.

A solenidade de lançamento do programa aconteceu em 16 de abril, no auditório da SEEC (Secretaria de Educação e Cultura), e reuniu representantes das entidades parceiras como o presidente do Sindicato Rural de Descalvado, Luiz Fioroni; o coordenador geral da Unicastelo, José Antonio Todescan Gabrielli; o prefeito Luís Antônio Panone, a secretária de municipal de Educação, professora Rosinês Pozzi Gabrielli, e a primeira-dama Joselisa Panone, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Pais, alunos e professores da universidade também prestigiaram a cerimônia.

Na ocasião, a professora Kathëry Brennecke apresentou a proposta e funcionamento do programa, que deve perdurar até o início de dezembro deste ano. Através de aulas teóricas e práticas, os participantes vão desenvolver competências para o trabalho rural e técnicas de empreendedorismo e, ainda, conceitos de cidadania. Além dos doutores da Unicastelo, a professora Silvia da Matta Risseti atua como instrutora pedagógica da formação.

É o Senar quem financia e treina os instrutores do programa e oferece todo o material didático para os alunos. O Sindicato Rural seleciona os participantes, com bases em critérios como parentesco de produtores rurais e situações de desemprego, por exemplo, administra e acompanha o andamento do curso. A Prefeitura de Descalvado oferece locomoção, salas de aula, equipamentos audiovisuais e ainda ferramentas e equipamentos agrícolas para as aulas práticas. Já a empresa Evialis, do ramo de nutrição animal, será responsável pela alimentação dos animais a serem estudados.

Para a Unicastelo, o programa serve como extensão das pesquisas realizadas pelo Mestrado em Produção Animal e ainda para cumprir sua missão social, como aponta o coordenador geral do campus. “Nosso campus procura, em todas as oportunidades, cumprir o papel social de uma universidade. Mantemos um relacionamento muito forte com a comunidade em todas as áreas como Educação, Saúde, Social e agora com o ‘Jovem Aprendiz Rural’. Vimos nessa parceria, mais uma oportunidade em estendermos nossas atividades e disponibilizar todo o conhecimento acadêmico dos nossos doutores aos alunos participantes”, disse Lito.

Fioroni falou do trabalho do Sindicato Rural como os cursos já oferecidos pela entidade e dos esforços para conquista dessa formação. “Estamos há três anos pleiteando este curso ao Senar a fim de contemplar os jovens da nossa cidade. É um programa com bases importantíssimas não só para o trabalho rural, mas para o desenvolvimento de diversas competências. Agradecemos às empresas e instituições parceiras pelo apoio e temos certeza de excelentes resultados”, afirmou o presidente do sindicato.

Anúncios
 

5 Responses to “UNICASTELO participa do Jovem Aprendiz Rural em Descalvado (SP)”

  1. quero um aportunidade de trabalha com voces

  2. NOSSA QUE LEGAL A NOTICIA!!!! E APROVEITANDO A DEIXA DEIXO AQUI POSTADO O BLOG DO CURSO JOVEM APRENDIZ RURAL DE DESCALVADO COM FOTOS E ACONTECIMENTOS DO ANDAMENTO DO CURSO

    http://jovemaprendizruraldescalvado.blogspot.com/

  3. MUITO LEGAL A NOTICIA E QUERO QUE AS PESSOAS VEJAM O BLOG E ACOMPANHEM COMO ESTA O ANDAMENTO DO CUSO

    ABRAXX A TODOS

  4. Mariana Giovanoni Says:

    Muito boom esse curso,pois eu faço ele aqui em Descalvado,porque foi uma grande oportunidade que puderam dar para nós adolecentes!Falo isso porque tenho 15 anos e adoro essa area sobre o bem estar animal,sobre tudo que os involve!

    Por isso agredeço a oportinidade que nós deram!

    Obrigada!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s