Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Programa Jovem Aprendiz Rural formará duas turmas em 2011, no noroeste paulista 13 de abril de 2011

O jornal Notícia da Manhã de Catanduva (SP), em 12/o4/20011, publicou a seguinte notícia sobre o Jovem Aprendiz Rural:

Cerca de 70 estudantes das cidades de Itajobi, Catiguá, Pindorama, Catanduva e Santa Adélia, no noroeste paulista, começaram, nesta segunda-feira, dia 11, as atividades do Programa Jovem Aprendiz Rural 2011, uma iniciativa do Governo Federal desenvolvido por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e realizado na região através do Sindicato Rural Patronal de Catanduva em parceria com a Biocana – Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia. O projeto tem ainda o apoio do Polo Centro-Norte da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), prefeituras e da empresa Arysta.

A aula inaugural contou com a presença da assistente social do município de Itajobi, Tânia Correia da Silva, do representante da APTA, Aparecido Valdir Cabreira, do representante comercial da Arysta, Clodoaldo Dutra e de colaboradores das usinas Catanduva, Colombo, Cerradinho e São Domingos, que deram as boas-vindas aos estudantes.

O coordenador do Senar e diretor do Sindicato Rural de Catanduva, José Paulo Ravazzi, disse que os estudantes que participam deste projeto são privilegiados. “Eles estão um passo na frente dos seus colegas, pois assumiram este compromisso com o aprendizado e com a oportunidade de ocupar uma vaga de emprego. Com certeza irão se destacar como profissionais e como cidadãos”, comentou Ravazzi.

Em seu discurso, a diretora-presidente da Biocana, Leila Alencar Monteiro de Souza, incentivou os estudantes. “Ao participar deste projeto vocês são privilegiados. Acreditem e apostem nesta oportunidade que estão tendo. O mercado está de olho em vocês e aqui todos terão a chance de aprender coisas novas, ter contato com a tecnologia e também a como se comportar na empresa e na sociedade. Aproveitem esta chance, pois o saber não ocupa lugar. Desejo muito sucesso a todos”, afirmou a presidente, dirigindo-se aos jovens.

O estudante Cláudio Braga, de 15 anos, está cheio de expectativa em relação ao curso. “Não vejo a hora de começar. Quero me dedicar para poder conseguir um emprego e ajudar no orçamento da minha família”, disse.

 

O Programa

O Jovem Aprendiz Rural foi implantado na região há quatro anos e beneficia estudantes de 14 a 18 anos incompletos. É composto por 23 módulos, com duração total de nove meses. Durante este período, os alunos participam de aulas com abordagens sobre agropecuária, recuperação de áreas degradadas, manutenção de propriedade agrícola, gestão de recursos humanos, cidadania, marketing e comercialização, promoção da saúde, comunicação oral e escrita. E ainda desenvolvem atividades voltadas para a comunidade como arrecadação de mantimentos para instituições de caridade. As aulas acontecem no período extra-escolar na sede da APTA, em Pindorama e contam com dois instrutores: um para as aulas teóricas e outro para a parte prática, no campo.

Este ano, serão duas turmas de 35 alunos cada. São filhos de colaboradores de usinas associadas à Biocana e moradores das cidades da região, que tiveram que passar por um processo seletivo antes da matrícula.

Os estudantes contam com materiais, transporte e alimentação gratuitos.

Fonte: Biocana
Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s