Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ RURAL DE JUQUIÁ 14 de dezembro de 2010

O site Portal Vale Online, divulgou a seguinte notícia sobre o Programa Jovem Aprendiz Rural:

7 de dezembro de 2010Colocado em: Juquiá

O Programa de Aprendizagem Rural, do SENAR-AR/SP tem como objetivo proporcionar ao jovem a educação profissional, básica e genérica, necessária para o mundo do trabalho em todas as atividades produtivas do meio rural, complementadas com o desenvolvimento das competências de empreendedorismo. A capacitação promovida em Juquiá desde abril deste ano, foi encerrada com uma confraternização na empresa Palmito Floresta, na segunda-feira, dia 29, e oferecida aos alunos, pais e professores do curso.

O evento contou ainda com uma palestra motivacional sobre empreendedorismo proferida pelo prefeito Merce Hojeije e integrou a programação da formatura dos 27 alunos que concluíram o Programa Jovem Aprendiz Rural. O prefeito, também produtor rural e empreendedor de sucesso, destacou e passou aos alunos todo seu conhecimento com objetivo de proporcionar aos jovens do meio rural conhecimento e qualificação de aprendizagem profissional. A realização do curso em Juquiá contou com as parcerias do Sindicato Rural, Departamento de Agricultura e Turismo, Departamento de Educação, Prefeitura  de Juquiá, Sitio Pedra Cavalo (da família Areias Vieiras), Empresa de ônibus Mina do Vale, Fabrica de Palmito Floresta e as escolas estaduais e particulares.

Durante a realização do programa os alunos receberam orientações e informações técnicas e pedagógicas dos instrutores Engenheiro Agrônomo Ricardo Diniz e a Pedagoga Professora Janice Rodrigues. Participaram da cerimônia de encerramento o presidente do Sindicato Rural Lourival Koji, o coordenador do programa, Amarildo Vassão, o diretor do departamento de agricultura e turismo, Ilso Luiz dos Santos, a diretora de educação Regina Alice Nakao, a presidente do Fundo social Ana Emilia Hojeije, os diretores das escolas Alice Rodrigues Mota, Osvaldo Florência, João Adorno Vassão e Instituto Logos, além dos familiares dos alunos.

Durante o ano letivo em que transcorreu o programa, os alunos não só tomaram conhecimento das mais modernas técnicas que podem ser praticadas nas atividades do meio rural, como se preparam para o incremento do setor da agropecuária, por estarem munidos de modernos instrumentos, tanto em nível teórico como prático, necessários para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do campo. “Particularmente o programa destacou-se pela representativa participação dos alunos e também pela marcante solenidade de certificação dos 27 jovens ocorrida na ocasião e posso garantir que este diferencial se deu graças a garra e dedicação do nosso prefeito Merce e sua equipe, que não medem e não mediram esforços para concluir as ações realizadas pelo sindicato”, concluiu presidente do sindicato rural de Juquiá, Lourival Koji Kawashima.

O Instrutor Ricardo Diniz ressaltou que esta turma foi privilegiada por estar concluindo o programa na administração do empreendedor prefeito e sua equipe. “Aproveito a ocasião para agradecer aos pais dos alunos, os parceiros que se fizeram presentes durante a realização deste programa”, disse o instrutor. Para o diretor do departamento de agricultura e turismo, Ilso Luiz dos Santos, ter participado do inicio desta turma e agora também em sua conclusão é uma alegria enorme. “Durante a realização do programa, acompanhamos de perto cada momento e podemos garantir que essa turma tem um diferencial: são comprometidas e envolvidos. Se comprometeram na realização da II Feira da Pupunha, no Encontro da Família Produtora de Banana e demonstraram porque estão no programa”, disse o diretor Ilso. O prefeito Merce não escondeu a satisfação e orgulho dessa administração estar conseguindo realizar e apoiar iniciativas como essa. “Vocês fizeram a diferença. Me emociono quando vejo 27 jovens com vontade e muita garra. Minha infância foi dura, não tive a oportunidade que vocês estão tendo hoje, porém eu tinha metas e objetivos. Na vida temos que ter objetivos. E hoje vejo aqui novos empreendedores prontos para o campo de trabalho. Vamos juntos buscar uma solução para a continuidade destes jovens e inclusão deles no mercado de trabalho”, destacou o prefeito Merce Hojeije. O encerramento contou com um delicioso almoço oferecido pela empresa Floresta e feito especialmente com muito carinho pelas mãos da primeira dama Ana Emilia.

Sobre o Autor

Danilo Camargo é professor de Educação Básica II, Técnico em informática, Web Designer. Desenvolvedor do Portal Cajati Online.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s