Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Reflorestamento é tema de aula prática 1 de novembro de 2010

Em 29/10/2010, o site da Biocana publicou a seguinte notícia sobre o Jovem Aprendiz Rural:

Jovens aprendizes fazem plantio próximo à nascente do rio São Domingos

Jovens aprendizes fazem plantio próximo à nascente do rio São Domingos

Atividade envolveu estudantes da região que integram o Projeto Jovem Aprendiz Rural

A preservação e recuperação dos recursos naturais foram temas de uma aula prática em uma das oficinas do projeto Jovem Aprendiz Rural.  Os 55 alunos do projeto puderam comprovar no campo o que é transmitido pelos professores na sala de aula. Os estudantes saíram de Pindorama e foram até o município de Santa Adélia conhecer a nascente do rio São Domingos, que fica em uma das propriedades da usina Colombo. A empresa já desenvolve um amplo trabalhado de preservação da nascente deste importante recurso hídrico. Lá, os participantes fizeram o plantio de cerca de duzentas mudas próprias para o reflorestamento.


A iniciativa fez parte da disciplina “Recuperação de Áreas Degradadas”, ministrada durante o curso. Para uma das instrutoras, ações como esta trazem sempre resultados positivos. “Em campo, os jovens puderam saber qual é o espaçamento ideal entre as árvores, quais espécies devem ser plantadas e o tempo que elas levam para crescer. Além disso, eles conheceram um belo projeto de conservação ecológica, o que vai ajudar em outras disciplinas que tratam da responsabilidade ambiental das empresas”, afirmou Cláudia Mugayar.


A visita foi coordenada por um engenheiro ambiental do Grupo Colombo, que tirou todas as dúvidas dos alunos.


O Projeto Jovem Aprendiz Rural
O Projeto Jovem Aprendiz Rural é uma iniciativa do Governo Federal, através do Senar e tem o apoio do Sindicato Rural de Catanduva, Biocana, Polo Regional Centro-Norte APTA e prefeituras da região. O objetivo é formar mão-de-obra para a agroindústria. O programa beneficia alunos com idades entre 14 e 18 anos incompletos. Este é o terceiro ano de realização na região. Participam jovens com idades entre 14 e 18 anos incompletos, filhos de colaboradores das usinas associadas à Biocana e da comunidade dos municípios vizinhos a Catanduva.


Composto por 23 módulos, o Jovem Aprendiz Rural tem duração de nove meses. Durante este período, os alunos participam de aulas com abordagens sobre agropecuária, manutenção de propriedade agrícola, gestão de recursos humanos, cidadania, marketing e comercialização, promoção da saúde, comunicação oral e escrita. Desenvolvem, ainda, atividades comunitárias como arrecadação de mantimentos para instituições de caridade.


As usinas apoiam integralmente o projeto fornecendo materiais e insumos e as prefeituras parceiras de Ibirá, Ariranha, Santa Adélia e Pindorama cedem o transporte. As aulas acontecem em horário extra-escolar nos períodos matutino e vespertino no Centro Comunitário de Pindorama e no Pólo APTA Centro Norte (Estação Experimental de Pindorama). Durante as aulas são servidas refeições como café da manhã, almoço e lanche da tarde.


Sobre a Biocana
A Biocana – Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia é uma entidade que existe há 16 anos e representa grandes players do setor sucroenergético. Está sediada em Catanduva, região noroeste do estado de São Paulo. As principais atividades da entidade são a permanente discussão e a busca de soluções corporativas visando o desenvolvimento de políticas e projetos que atendam as necessidades de suas empresas associadas. Um trabalho sempre pautado no respeito às questões ambientais, promoção social e desenvolvimento econômico.

fonte: Assessoria de Comunicação Social Biocana


Para maiores informações sobre o Programa  e sobre a participação da Germinal Consultoria no Jovem Aprendiz Rural, abra o link Programa de Aprendizagem Rural.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s