Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Programa Educação para o Trabalho: Novas Conexões 10 de setembro de 2010

O site do Senac São Paulo veicula as seguintes informações sobre o Programa Educação para o Trabalho – Novas Conexões:


header image

O que é?
Trata-se uma tecnologia social desenvolvida para contribuir com a inclusão de jovens socialmente desfavorecidos, por meio do desenvolvimento de competências que ampliem as possibilidades de inserção no mundo do trabalho, geração de renda e participação na sociedade.


Suas estratégias fundamentais são a criação de um blog, a construção de um plano de desenvolvimento profissional ou de negócios e o desenvolvimento de um plano de ação na comunidade, visando a conectividade, a formação integral do aluno, a participação em sua comunidade e a inclusão social.

Fundamenta-se ainda na tecnologia para aquisição de uma cultura livre e globalizada, na participação social e política, na metodologia de redes – como forma de conexão do jovem com o mundo –, no pensamento sistêmico e na construção de uma cultura empreendedora, possibilitando oportunidades de realizações e, consequentemente, o desenvolvimento do capital humano e a geração de renda.

Histórico
Em 1996, o Senac São Paulo, preocupado com a inclusão de jovens e as reduzidas possibilidades de ingresso e permanência no mundo do trabalho, desenvolveu como uma de suas ações sociais, o Programa Educação para o Trabalho. Essa ação educacional logo passou a ser adotada por outras empresas e organizações parceiras, também mobilizadas para contribuir com o futuro dos jovens de suas comunidades.

Mais do que o desenvolvimento de competências técnicas específicas, o Programa dedica-se a trabalhar nos participantes as competências básicas e gerais para o mundo do trabalho e para a formação do cidadão. Ao longo de sua existência, o Senac sempre primou pela constante busca da inovação tecnológica e educacional, procurando acompanhar e trazer para os seus programas as tendências do mundo do trabalho e da sociedade, assim como as necessidades e inquietações dos jovens.

Em sua 3ª edição, realizada em 2008, o Programa recebeu em seu título o complemento “Novas Conexões”, considerando as tendências atuais e futuras que apontam para uma nova forma de conviver e se relacionar diante do mundo globalizado.


Resultados
O Programa já capacitou mais de 40 mil alunos e, atualmente, é desenvolvido em diversas regiões do Estado de São Paulo, englobando cerca de 53 municípios. A meta para 2009 é atender 4.500 jovens.

Em pesquisa publicada em junho de 2008, constatou-se que, após um ano de conclusão do curso, 57% dos jovens estão trabalhando; 76,9% deles assalariados com carteira assinada, 64% há mais de 6 meses no mesmo emprego, 49% no comércio e 37,4% em empresas de grande porte.

Estes dados indicam que o Programa obtém, entre as alternativas similares, um dos mais altos índices de inserção de jovens no mundo do trabalho, sendo avaliado positivamente por todos os públicos envolvidos.


As fotos publicadas aqui foram extraídas de alguns blogs dentre as centenas de blogs oriundos no Programa Educação Para o Trabalho – Novas Conexões disponíveis na Internet. Para mais informações sobre o Progama, clique aqui.


A GERMINAL participou da concepção do Núcleo Central do PET original e da capacitação de todos os docentes (cerca de 1.000) envolvidos na implementação das 100 turmas iniciais do Programa. Desenvolveu também uma versão alternativa ao Plano de Curso original do Programa, o manual do Núcleo Central e todos os manuais das Estações de Trabalho dessa versão alternativa. Tal versão, por um conjunto de circunstâncias, acabou não sendo implementada, pelo menos em sua totalidade.

Em outros posts, pubicamos excertos dessa versão alternativa. Os excertos devem ser encarados como amostras do trabalho que pode ser desenvolvido pela Germinal.  A versão alternativa é composta por um Núcleo Central e por Estações de Trabalho destinadas ao tratamento de áreas específicas do Setor de Comércio e Serviços. Dela já publicamos os seguintes excertos:

Amostra I: Exemplo de uma Sessão de Aprendizagem (extraído do Manual da Estação de Trabalho de Organização e Administração

Amostra  II: Exemplo de mais uma Sessão de Aprendizagem (extraído do Manual da Estação de Trabalho de Organização e Estética de Ambientes)

Amostra III: Exemplo de outra Sessão de Aprendizagem (extraído do Manual da Estação de Trabalho de Saúde)

Anúncios
 

2 Responses to “Programa Educação para o Trabalho: Novas Conexões”

  1. Erika Martins Says:

    Tive a grande oportunidade de participar deste maravilhoso programa e tê-lo como “tutor” (primeira turma do interior no ano de 1998 em Bauru)!
    Até hoje considero como melhor programa à jovens que buscam inserção e permanência no mercado de trabalho.
    Kuller, senti muito pelas mudanças que no decorrer dos anos foram realizadas!
    Participei do grupo de avaliação do mesmo, no ano de 2008 e realmente, tivemos altos índices de inserção dos jovens no mercado de trabalho e com as melhores avaliações pelos públicos envolvidos.

    Um gde. abraço,
    Erika


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s