Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Criando um Blog 9 de agosto de 2010

Criando um blog é uma atividade da Oficina de Tecnologia da Informação do Programa Jovem Aprendiz Rural. O Programa foi criado pela Germinal Consultoria para o SENAR de São Paulo. O text0 a seguir mostra como a atividade é proposta na Oficina de Tecnologia da Informação.

 

Pergunte se todos sabem o que é um Blog. Explique rapidamente como funciona[1]. Oriente-os para que entrem em dois ou três Blogs para conhecerem suas possibilidades e funcionamento. Se quiserem, podem interagir com alguns deles.

 

Observação importante
Observe que será feito o primeiro acesso orientado do grupo à Internet. É possível que durante a exploração livre da sessão anterior, outros acessos tenham acontecido. É importante então que você tenha programado, desde o início da Oficina, restrições ao acesso a site não desejados.

 

Proponha e coordene a criação de um Blog, com a participação de todos. Se os computadores estiverem em rede, você poderá ir configurando o Blog, seguindo as decisões tomadas em conjunto com o grupo, com o acompanhamento de todos em tempo real.

 

Tão logo esteja o Blog da turma criado (isso acontecerá muito rapidamente, no máximo em 10 ou 15 minutos), todas as duplas poderão entrar e começar a primeira participação. Comece escrevendo algo sobre a visita do dia anterior. A partir do seu comentário, peça para que cada dupla escreva sobre algum fato ou incidente interessante que aconteceu durante a visita. Também são bem vindos os comentários, as dicas e as opiniões. Deve também ter espaço para brincadeiras. Enfim, o Blog deverá ir se construindo de acordo com o interesse de cada turma. Estimule continuamente a alimentação do Blog. Deixe bastante livre a forma de expressão e os assuntos veiculados.

 

Ao encerrar a atividade com o Blog, peça que saiam e avise que todos os dias poderão entrar para ler e escrever no Blog. Se houver participantes que tenham acesso à Internet fora do Programa de Aprendizagem, eles poderão entrar e escrever no Blog, em qualquer horário. Estimule essa prática. Estimule, especialmente que os participantes usem o Blog para trocar informações sobre o grande desafio da Oficina, apresentado a seguir.

Como resultado da proposta, todos os anos pipocam blogs do Aprendiz Rural na Internet. Os links relacionados a seguir remetem para alguns exemplos de blogs criados em 2010.

As fotos que acompanham a postagem foram extraídas dos bogs de 2010.


[1] Consulte o site http://www.Blogger.com ou oriente os aprendizes para que eles próprios consultem.

Anúncios
 

One Response to “Criando um Blog”

  1. Rodrigo Says:

    OTIMO TRABALHO ESTE PROJETO JOVEM APRENDIZ RURAL, OU DO SINDICATO RURAL DE IBITINGA ESTAMOS FELIZES COM ESTE PROJETO.

    http://jovemaprendizruralibitinga2010.zip.net/
    Jovem Aprendiz Rural de Ibitinga


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s