Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Resultado do ensino médio no Ideb é preocupante, diz especialista 13 de julho de 2010

Avaliação é do presidente executivo da ONG Todos pela Educação.

Melhorias virão com valorização de professores e reforma curricular.

Fernanda Nogueira Do G1, em São Paulo

imprimir

O avanço de apenas 0,1 ponto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) registrado pelo ensino médio, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo Ministério da Educação (MEC), é preocupante, de acordo com o presidente executivo da ONG Todos pela Educação, Mozart Neves Ramos.

Passar da nota 3,5, em 2007, para 3,6, em 2009, mostra uma estagnação, segundo Ramos. A escala vai de 0 a 10. A meta para 2021 no ensino médio é de 5,2 pontos. “As boas notas do ensino fundamental não se perpetuam no ensino médio. O que puxou as notas nas séries iniciais foi o desempenho dos alunos e não a aprovação. No ensino médio, o peso da aprovação foi muito maior que o desempenho, relativamente. É muito preocupante a questão do ensino médio. Isso coloca um desafio para os próximos governadores”, afirmou.

A avaliação foi criada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil.

Para Mozart, uma reforma do ensino médio deverá ser colocada na agenda de prioridades dos próximos governadores, que deverão articular as ações com o MEC. “Eles têm de focar, principalmente, na valorização dos professores e na reformulação do currículo, que precisa ficar mais atraente”, disse.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s