Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Governo e Senac São Paulo ampliam parceria que qualifica jovens para o trabalho 30 de junho de 2010

 

 

O Governo, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), e o Senac São Paulo apresentarão nesta terça-feira, 1º, a iniciativa que capacitará, inicialmente, 2.088 integrantes do programa de transferência de renda Ação Jovem.

 

A solenidade, que tem o objetivo de convidar empresas a integrarem a parceria, será realizada no Auditório Nobre do Senac Consolação. Estarão presentes o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Luiz Carlos Delben Leite e o conselheiro do Senac São Paulo Marco Aurélio Sprovieri Rodrigues.

 

A proposta já contempla a capacitação de participantes do Ação Jovem em 36 municípios paulistas, permitindo que os beneficiários selecionados realizem gratuitamente o Programa Educação para o Trabalho – Novas Conexões do Senac São Paulo. Durante os seis meses do curso de qualificação profissional, os jovens serão preparados para desenvolver atitudes empreendedoras e atuar em diversas áreas, como o setor de comércio, serviços e indústria.

  

O Governo de São Paulo e o Senac ampliarão as possibilidades que a parceria oferece, convidando empresas a apoiarem a iniciativa de diversas formas: financiando turmas de 30 participantes, contratando jovens capacitados pelo programa, patrocinando instituições sociais interessadas na realização do curso em sua comunidade, abrindo as portas para visitas orientadas, entre outras.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo
Data: 29/06/2010

 

 

 O Programa de Educação para o Trabalho (PET) foi desenvolvido pelo SENAC/SP e implementado, na sua forma atual, em 1996. É “voltado ao desenvolvimento de jovens, especialmente daqueles com limitadas oportunidades de acesso aos bens tecnológicos que possibilitam a apropriação do conhecimento, o domínio de competências, bem como de contato e convívio com padrões estéticos requisitados por um mercado de trabalho exigente e seletivo, inflexível a justificativas de natureza sociopolítica” (José Luiz Gaeta Paixão.Introdução do Programa de Educação para o Trabalho. São Paulo, SENAC, 1996).

A GERMINAL participou da concepção do Núcleo Central do PET e da capacitação de todos os docentes (cerca de 1.000) envolvidos na implementação das 100 turmasinicial do Programa. Desenvolveu também uma versão alternativa ao Plano de Curso original do Programa, o manual do Núcleo Central e todos os manuais das Estações de Trabalho dessa versão alternativa. Tal versão, por um conjunto de circunstâncias, acabou não sendo implementada, pelo menos em sua totalidade.

Em outros posts, pubicamos excertos dessa versão alternativa. Os excertos devem ser encarados como amostras do trabalho que pode ser desenvolvido pela Germinal.  A versão alternativa é composta por um Núcleo Central e por Estações de Trabalho destinadas ao tratamento de áreas específicas do Setor de Comércio e Serviços. Dela já publicamos os seguintes excertos:

Amostra I: Exemplo de uma Sessão de Aprendizagem (extraído do Manual da Estação de Trabalho de Organização e Administração

Amostra  II: Exemplo de mais uma Sessão de Aprendizagem (extraído do Manual da Estação de Trabalho de Organização e Estética de Ambientes)

Amostra III: Exemplo de outra Sessão de Aprendizagem (extraído do Manual da Estação de Trabalho de Saúde)

 
Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s