Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Curso promove aula prática de agricultura para jovens 6 de junho de 2010

Jovem Aprendiz Rural de Guaíra

O site da Globo, em 05/05/2010, divulga a seguinte notícia sobre o Programa Jovem Aprendiz Rural:

 

Da cidade para o sítio. Do ônibus direto para a sala de aula improvisada. A conversa é rápida, poucas palavras bastam. Só uma pequena apresentação das atividades do dia, porque o que importa mesmo é o campo.

Um grupo foi selecionado para participar do programa jovem aprendiz, promovido pelo SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. É a oportunidade de começar uma nova profissão a partir do elo que a maioria já tem com a terra.

A estudante Natalí Cereni de 17 anos aprendeu plantar ainda criança. “Eu sempre plantava desde os seis anos, eu ajudava meu pai. Então eu quis aprender mais sobre plantação.”

Ser um jovem aprendiz rural despertou uma vocação em Natali: “Quero me formar em agronomia”, diz a jovem.

As tendências e novas tecnologias fazem parte do cronograma. Os alunos visitaram a Agrishow, maior feira de agronegócios da América Latina, e assistiram a palestras com profissionais que estão no mercado de trabalho. A cana de açúcar foi um dos temas. “Eu acho importante que eles tenham noção para saberem como se aperfeiçoarem e se inserirem no mercado”, afirma o engenheiro agrônomo Almir Messa.

30 adolescentes frequentam o curso. A parte teórica é desenvolvida com apostilas, o material é dividido em módulos. Depois vem a prática, são 600 horas de aprendizado, sempre com a supervisão de instrutores do Senar.

“Eles não se especializam em um só assunto, eles saem daqui sabendo um pouco de casa assunto”, diz o instrutor do Senar Jorge Bedran.

A importância do trabalho no campo é resgatada o tempo todo. Diante de uma geração que muitas vezes se envergonha das origens, as lições incluem dose de amor pela terra.

Para o estudante Juliano dos Santos Pereira foi a chance de entender a importância de ter amor pela terra, ele morou por quatro anos no sítio onde o curso é realizado. O pai era caseiro. As plantações e criações eram apenas cenários das brincadeiras de infância. Agora ele está de volta disposto a receber ensinamentos.

“Aprender desde a sementinha até ela ficar adulta, mexer com os animais, criar os pintinhos desde pequenos, dar ração até o milho, é legal”, diz Juliano.

O programa abriu espaço para jovens como Paulo Henrique Decene que é deficiente. A dedicação de Paulo surpreende a todos, e a deficiência não interfere no aprendizado. Vem dele o maior exemplo: “A gente está aprendendo alguma coisa na vida já, com o que você aprende você pode tocar a vida para frente”.

O programa jovem aprendiz leva adolescentes para o campo com o objetivo de incentivar o empreendedor rural.

Anúncios
 

One Response to “Curso promove aula prática de agricultura para jovens”

  1. lazaro Says:

    Onde teve inicio da pratica da agricutura


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s