Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Jovens de Caucaia participam do Aprendiz Rural 21 de abril de 2010

O site da Prefeitura de Cotia (SP), em 20/04/ 2010, em Cultura e Turismos, veicula a seguinte notícia sobre o Jovem Aprendiz Rural.

 

Jovens de Caucaia participam do Jovem Aprendiz Rural

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, iniciou este mês o programa Jovem Aprendiz Rural, em Caucaia do Alto. Desenvolvido em parceria com o Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o programa atende 35 jovens e tem o objetivo de ampliar e aprofundar o interesse dos jovens que habitam áreas rurais para profissões ligadas à agricultura e pequenas criações.

atividade sala de aula JARAs aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no período da tarde. De acordo com Cristina Oka, diretora de Turismo e uma das organizadoras da parceria, o Jovem Aprendiz Rural substitui o Programa de Jovens da Reserva da Biosfera, desenvolvido no município desde 2002. “Existe uma necessidade muito grande de aperfeiçoamento das práticas agrícolas para o desenvolvimento rural, e esta parceria com o Sindicato Rural, através do presidente Toshimi Kudo, vai agregar mais no momento”, disse.

O programa tem como colaboradores a Subprefeitura de Caucaia do Alto, a Secretaria Municipal de Educação, a mini-fazenda Bichomania, entre outros.

O Jovem Aprendiz Rural capacita o jovem para o manejo agrícola, florestal e de criação de pequenos animais, e proporciona uma visão geral do agronegócio, com oficinas de planejamento, informática, comercialização, vendas e marketing. Tudo o que uma propriedade rural moderna necessita para tornar-se competitiva”, completou Cristina.

Inscrições e informações podem ser obtidas no Departamento de Turismo, pelo telefone 4614-2952; ou no Sindicato Rural, pelo telefone 4703-3358.

O Programa Jovem Aprendiz Rural, destinado aos jovens oriundos do campo e aprendizes, foi desenvolvido pela Germinal Consultoria para o SENAR de São Paulo. Busca desenvolver competências básicas para o trabalho, competências gerais para o trabalho rural e competências para o empreendedorismo.

Para o desenvolvimento dessas competências, tem uma organização curricular composta por Projetos e Oficinas, como pode ser visto aqui.

Para cada um dos componentes curriculares foi elaborado um manual para o coordenador docente e uma Cartilha do Aprendiz, de modo a propiciar um referencial para a ação docente, um material de apoio para os alunos e facilitar a integração e o treinamento dos professores do Programa. Para conhecer agumas amostras desses manuais, clique aqui.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s