Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Gavião abre nova turma do Jovem Aprendiz Rural 27 de março de 2010

Igreja Matriz de Gavião PeixotoGavião Peixoto
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Gavião Peixoto, em união com a Inclusão Social, abre vagas para o Programa Jovem Aprendiz Rural. A parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) possibilitará que 35 jovens, entre 14 e 17 anos, participem das aulas no período da tarde. As inscrições devem ser realizadas até o dia 31 de março na Alameda Fagnani, 368, Centro.
As aulas técnicas serão ministradas por Jorge Bedran e a parte pedagógica será orientada por Paula Gulla. O inicio das aulas já está previsto para abril e deverão ser encerradas em dezembro. Todo o programa será realizado na Fazenda Santa Maria. O principal objetivo é promover a capacitação profissional de adolescentes para atuar no mercado de trabalho rural e competências para o empreendedorismo.
Karin Raja Cury, secretário da pasta, explica a importância do projeto. “Iremos dar prioridade aos jovens que estão no contexto rural e garantir que aprimorem técnicas. Além disso, durante 150 dias estarão em uma atividade que vai aproximar e fazer que dêem valor a terra. Irão aprender e entender a importância de produzir e criar”, afirma.
Abdo Najm, biólogo da Secretaria, conta que já participou do programa em assentamentos e ressalta a importância social. “Os trabalhos, as conquistas, as aulas técnicas e pedagógicas além de reduzir o êxodo rural, ocupam estes jovens em horários que estariam na rua e prepara para o mercado de trabalho. Muitas vezes retira ou evita que estejam na marginalidade”, afirma.
Alexandra Giro, secretária da Inclusão Social, comemora a realização. “Estamos incluindo muitas famílias no mercado de trabalho e está é mais uma ação para este tipo de conquista. Com muitos pais trabalhando, daremos à oportunidade para que adolescentes não fiquem ociosos no período contrário a aula e também tenham a oportunidade de estudar e estarem inseridos no trabalho do campo, podendo futuramente complementar a renda familiar”, afirma.

O Programa Jovem Aprendiz Rural, destinado aos jovens oriundos do campo e aprendizes, foi desenvolvido pela Germinal Consultoria para o SENAR de São Paulo. Busca desenvolver competências básicas para o trabalho, competências gerais para o trabalho rural e competências para o empreendedorismo.

 Para o desenvolvimento dessas competências, tem uma organização curricular composta por Projetos e Oficinas, como pode ser visto aqui.

 Para cada um dos componentes curriculares foi elaborado um manual para o coordenador docente e uma Cartilha do Aprendiz, de modo a propiciar um referencial para a ação docente, um material de apoio para os alunos e facilitar a integração e o treinamento dos professores do Programa. Para conhecer agumas amostras desses manuais, clique aqui.

 
Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s