Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Jovens realizam visita técnica em hotel de Brasília 15 de março de 2010

 O site do CET – Centro de Excelência em Turismo – da Univesidade de Brasília publicou  a seguinte matéria sobre o Projeto Trilha Jovem:

Os alunos da turma de hotelaria do programa Trilha Jovem que é executado no Distrito Federal (DF) pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) e pela Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas (Facitec), nessa quinta-feira (19), conheceram as dependências do Hotel Brasília Alvorada. A visita ao hotel faz parte do cronograma de atividades propostas pelo Eixo II do projeto Trilha Jovem, cujo objetivo é promover a excelência em serviços nas áreas de hotelaria, gastronomia e viagens.

A visita começou no refeitório do hotel, e lá almoçaram. Após o almoço dirigiram-se para o restaurante do hotel onde foram recepcionados pelo maitre executivo, Sebastião Bispo. Eles aprenderam como montar uma mesa, higienizar as louças, servir o cliente e preparar drinques. “Eu acho esse programa muito importante, eles estão tendo a oportunidade de estudar o que eu tive que aprender na prática. Eu sofri muito por não saber, e fico contente de poder ver esses jovens estudando”, enfatizou Sebastião, que concluiu apenas a 4ª série do ensino fundamental.

visita técnica Brasília Alvora Hotel

Em seguida, eles foram para o setor de governança onde puderam observar o funcionamento da limpeza, serviços de quarto, achados e perdidos do hotel e também conheceram a recepção do hotel onde o hóspede faz seu check-in e o check-out. A visita foi encerrada no espaço para eventos do hotel. Para Jessica Mayara Gomes Silva, participante do projeto a ida ao hotel foi importante para a confirmação do ramo que já havia escolhido no turismo. “A vinda ao hotel nos dá uma base no que iremos trabalhar. Eu já havia escolhido o ramo da governança. Vim aqui só confirmar”, declarou.

As visitas técnicas tiveram início na quinta-feira (12) ultima. Os jovens puderam conhecer o aeroporto internacional de Brasília – Juscelino Kubitschek. Os alunos puderam conhecer como atuam esses profissionais. Eles percorreram saguão de embarque no térreo do aeroporto, check-in; os trabalhos dos seguranças que trabalham no Raio-X, na sala de espera, local onde o turistas esperam seu vôo. O percurso foi encerrado na sala restituição de bagagens.

participantes do Trilha Jovem visitam aeroporto Juscelino Kubitschek

O Trilha Jovem é uma iniciativa do Instituto de Hospitalidade desenvolvida com o apoio do Ministério do Turismo, Instituto Ibi, Counterpart International, com recursos da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e do programa entra 21, uma iniciativa da Fundação Internacional da Juventude (IYF) e do Fumin – Fundo Multilateral de Investimentos, administrado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Em Salvador, o programa conta com o patrocínio da Cordai.”

Projeto Trilha Jovem nasceu de uma proposta curricular desenvolvida, em 2001, pela Germinal Consultoria para o Instituto de Hospitalidade (IH), de Salvador, na Bahia.

 Essa primeira versão foi alterada pelo IH nas primeiras implementações, em 2004. Depois, em 2006, a versão original e a inicialmente implementada foram fundidas na versão atual, que ganhou dimensão nacional. A Germinal contribuiu nesse trabalho.

 A partir da crítica, sistematização, reformulação e ampliação dos planos de aula utilizados nas primeiras implementações, a Germinal criou também as Referências para a Ação Docente (Eixos I, II e III), que são manuais que apresentam sugestão, passo a passo, de desenvolvimento de todas as unidades curriculares do Projeto. As Referências para a Ação Docente facilitam e são fundamentais na manutenção da qualidade  da expansão nacional do Projeto.

Hoje o Projeto está implantado em 10 destinos turísticos de 10 Estados Brasileiros, incluindo: Sâo Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife,  Foz do Iguaçu. Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Natal e São Luiz.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s