Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Programa Jovem Aprendiz Rural abrirá nova turma 21 de janeiro de 2010

O jornal eletrônico Guia Assis publica, em sua edição de 20 de janeiro de 2010, a seguinte notícia sobre o Programa Jovem Aprendiz Rural.  As fotos que ilustram o texto não foram publicadas com a matéria do Guia Assis e não se referem, necessariamente, às turmas do Aprendiz Rural de Cândido Mota.

Já estão abertas as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz Rural, promovido pelo Sindicato Rural de Cândido Mota em convênio com o SENAR-SP. O principal objetivo do programa é promover a capacitação profissional de adolescentes e jovens para atuar no mercado de trabalho e na sociedade.

O curso é destinado a jovens de 14 a 17 anos que estejam estudando e é totalmente gratuito. O Programa Jovem Aprendiz Rural contempla 600 horas distribuídas em nove meses e é estruturado didaticamente em módulos para o desenvolvimento de competências.

O Sindicato Rural de Cândido Mota vem realizando o programa desde 2007 em parceria com a prefeitura municipal  e o Colégio Agrícola, que cede suas instalações para as aulas.


Nesses quase três anos, o Programa Jovem Aprendiz Rural já deu muitos frutos e prova disso é que o Sindicato Rural de Cândido Mota conta com dois jovens que participaram do programa em seu quadro de pessoal.

Danilo Caetano Oliveira, 18 anos, participou da primeira turma do Jovem Aprendiz Rural, em 2007 e através disso obteve uma colocação no Sindicato onde atua como Auxiliar de Escritório desde então.

Para Oliveira, o Jovem Aprendiz Rural foi importante para que tivesse consciência de seu potencial e pudesse planejar sua carreira profissional, além de desenvolver suas habilidades e competência.

A mais nova contratada do Sindicato Rural de Cândido Mota é Camila Fabri de Moura que participou do programa em 2009 e está feliz com seu primeiro emprego formal. Segundo ela, o Programa a ajudou a vencer a timidez e aprender a trabalhar em equipe, estimulando a sua participação e sua livre iniciativa.

Os jovens interessados em participar do programa devem fazer suas inscrições na sede do Sindicato Rural de Cândido Mota, localizado na Rua Antonio da Silva Vieira, 562, ou, então pelo telefone 3341 1342 e falar com Danilo.


O Programa Jovem Aprendiz Rural, destinado aos jovens oriundos do campo e aprendizes, foi desenvolvido pela Germinal Consultoria para o SENAR de São Paulo. Busca desenvolver competências básicas para o trabalho, competências gerais para o trabalho rural e competências para o empreendedorismo.

Para o desenvolvimento dessas competências, tem uma organização curricular composta por Projetos e Oficinas, como pode ser visto aqui.

Para cada um dos componentes curriculares foi elaborado um manual para o coordenador docente e uma Cartilha do Aprendiz, de modo a propiciar um referencial para a ação docente, um material de apoio para os alunos e facilitar a integração e o treinamento dos professores do Programa. Para conhecer agumas amostras desses manuais, clique aqui.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s