Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Programa Jovem Aprendiz entrega Certificado de curso 14 de dezembro de 2009

 

O Jornal Cidades, de 12/12/2009, em matéria assinada por Flávia Frigeri, divulga aseguinte notícia:

 

 

A solenidade de entrega será no sábado (12), em Ribeirão Preto

 

 

O Programa Jovem Aprendiz, do Sistema FAESP e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Rural – Administração Regional do Estado de São Paulo ( Senar-AR/SP), entrega certificado para jovem de 54 municípios paulistas. A solenidade será no sábado (12), às 20 horas, em Ribeirão Preto.

 

Os certificados serão entregues aos participantes de 63 turmas do “Programa Jovem” e “Programa Jovem Aprendiz Rural”, de vários municípios do Estado de São Paulo, que participaram das aulas durante o ano de 2009. Os alunos estarão acompanhados por seus familiares.

 

 

Durante as aulas, os participantes do Programa conheceram as mais modernas técnicas que podem ser incorporadas nas atividades do meio rural, como se credenciaram a darem a sua cooperação para incremento do setor da agropecuária. No curso, eles tiveram contato com modernos instrumentos, tanto a nível teórico como prático, necessários para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do campo.

 

Programa Jovens Aprendizes
O programa foi realizado neste ano em 52 municípios do Estado de São Paulo. Sua origem está atrelada à aprovação da Lei Federal de Aprendizagem N.º 10.097/00, quando foi instituído. Entretanto, antes mesmo da implementação da lei específica, o SENAR-AR/SP disponibilizava aos jovens de origem rural cursos de iniciação profissional com a preocupação de inseri-los na sociedade e no mercado de trabalho.

 

Com a aprovação da Lei de Aprendizagem houve uma preocupação da entidade na elaboração de um programa que melhor atendesse à legislação vigente e aos anseios dessa população. A intenção é integrar esse público à sociedade, para que possa ocupar importantes postos de trabalho para produzir riquezas para o Brasil, sejam elas para alimentar milhões de pessoas, produzir agroenergia ou ainda fibras de origem vegetal ou animal, bem como para ser um cidadão responsável em sua comunidade.

 

O SENAR-AR/SP iniciou o Programa Jovem Aprendiz Rural no ano de 2006, na forma piloto, com seis turmas, contemplando 210 jovens. Nestes três anos de atuação, o programa já atendeu mais de 4 mil jovens, em 176 turmas.

 

 

Cursos em 2009
Catanduva/ São José do Rio Preto/Araraquara / Assis / Avaré / Batatais / Bauru, / Bebedouro/ Bernardino de Campos / Botucatu / Bragança Paulista / Buritizal / Cândido Mota/ Fartura / Fernandópolis/ General Salgado / Guaíra / Guaratinguetá / Ibitinga / Iguape / Ipuã / Itaí / Itapetininga/ Itapeva / Itatiba / Itu / Ituverava / Jales/ Jundiaí / Lençóis Paulista / Lorena / Luiz Antônio / Maracai / Miguelópolis / Miracatu / Mirassol/ Mococa / Mogi Mirim/ Nhandeara / Nova Granada / Palmeira D’Oeste / Paraguaçu Paulista / Pardinho / Pedregulho / Pilar do Sul / PM de Taguai / Ribeirão Bonito / Ribeirão Branco / Sales de Oliveira / Santa Fé do Sul / São Manuel / São José do Rio Preto / Sorocaba / Tatuí / Uchoa

 

 

 

 

O Programa Jovem Aprendiz Rural, destinado aos jovens oriundos do campo e aprendizes, foi desenvolvido pela Germinal Consultoria para o SENAR de São Paulo. Busca desenvolver competências básicas para o trabalho, competências gerais para o trabalho rural e competências para o empreendedorismo.

 

 

Para o desenvolvimento dessas competências, tem uma organização curricular composta por Projetos e Oficinas, como pode ser visto aqui.

 

 

Para cada um dos componentes curriculares foi elaborado um manual para o coordenador docente e uma Cartilha do Aprendiz, de modo a propiciar um referencial para a ação docente, um material de apoio para os alunos e facilitar a integração e o treinamento dos professores do Programa. Para conhecer agumas amostras desses manuais, clique aqui.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s