Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Jovens Aprendizes visitam jornal 27 de outubro de 2009

Notícia publicada na edição de 24/10/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 2 do caderno C, informa que os alunos do Programa Jovem Aprendiz Rural visitaram o Jornal.

 

Fot Aldo V. Silva

 

 O grupo, que foi formado em abril deste ano pela primeira vez em Sorocaba, conheceu as toda a área do jornal, como arquivo, auditório, projeto memória, redação e gráfica. O aluno Gilliard Augusto de Camargo, de 15 anos, disse ter se encantado com a estrutura do Projeto Memória – responsável pelo arquivo material e digitalização do jornal diário. “Achei interessante o fato dos jornais antigos terem que ser guardados em um local de baixa temperatura e pouca iluminação”, falou. Já Anailton José Firmino, de 17 anos, mostrou interesse quanto à história do jornal. “Não sabia que era centenário. Achei a história interessante, assim como a estrutura e organização da empresa”, falou.

 

 Teoria e prática

O projeto Jovem Aprendiz Rural dispõe de aulas práticas e teóricas sobre agricultura e empreendedorismo rural. “São alunos de escolas estaduais que foram selecionados para compor a classe. Todos residem nas proximidades do Lar Escola Monteiro Lobato, onde as aulas são ministradas”, explicou a instrutora Josemar Cury Basso do Rego.

 

 Segundo o instrutor Cesar Augusto Scaglianti, o projeto Jovem Aprendiz Rural conta com 360 horas de curso divididas em 150 dias úteis. “As aulas acontecem sempre de segunda a quinta das 13h30 às 17h30”, explicou ele que é responsável pelas aulas práticas de cultivo no campo no projeto e que acompanhou os alunos na visita ao jornal.

 

 

O Programa Jovem Aprendiz Rural, destinado aos jovens oriundos do campo e aprendizes, foi desenvolvido pela Germinal Consultoria para o SENAR de São Paulo. Busca desenvolver competências básicas para o trabalho, competências gerais para o trabalho rural e competências para o empreendedorismo.

 

 Para o desenvolvimento dessas competências, tem uma organização curricular composta por Projetos e Oficinas, como pode ser visto aqui.

 

 Para cada um dos componentes curriculares foi elaborado um manual para o coordenador docente e uma Cartilha do Aprendiz, de modo a propiciar um referencial para a ação docente, um material de apoio para os alunos e facilitar a integração e o treinamento dos professores do Programa. Para conhecer agumas amostras desses manuais, clique aqui.

 

One Response to “Jovens Aprendizes visitam jornal”

  1. queria trabalha como menos aprediz tenho 16 anos moro em manaus-am tem como eu consegueir


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s