Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Resultados do ENEM e Arquitetura escolar II 9 de setembro de 2009

 

Neste post damos sequência a outro, de nome similar, que denunciam a nossa intenção de buscar eventuais relações entre inovações na arquitetura escolar e os resultados do ENEM de 2008.

 

 No primeiro post investigamos as 5 primeiras escolas. Neste, vamos pesquisar as outras cinco que, com as anteriores,  compõem o grupo das dez mais.

 

 

 

6. Colégio WR , Goiânia, Particular

 

As informações sobre a proposta pedagógica do Colégio WR não vão muito além da frase que está anexa à foto da fachada e que ilustra a página principal do site. A página promete um tour virtual, que não estava acessível.

 

Procurando na Internet encontramos a foto ao lado, publicada pela Revista Veja. A foto permite constatar que o arranjo fisico das salas de aula é tão tradicional quanto o resumo da proposta, que grita seu conservadorismo na porta de entrada do site.

 

 

 

 

7. Colégio Santo Inácio, Rio de Janeiro, Particular

 

A proposta pedagógica do Colégio Santo Inácio, escola colocada em sétimo lugar no Enem de 2008, pode ser encontrada em seu site. Não faz referência sobre o arranjo físico das salas, mas diz:

 

O bom trabalho educativo é muito mais do que o espaço da sala de aula, devendo incluir o conhecimento de diferentes aspectos da realidade. Passeios e visitas didáticas a museus, centros culturais, sítios ambientais, empresas, são algumas das atividades que se integram ao trabalho de classe nas diferentes séries no CSI. São essenciais nos projetos voltados para a educação ambiental, artística e cultural.

 

Nossos alunos também têm contato freqüente com espetáculos teatrais e musicais que são trazidos à escola. O cinema está sempre presente nas aulas por meio do vídeo e do DVD. Além de mais de 4.000 vídeos didáticos, a escola dispõe de farto acervo audiovisual, incluindo filmes clássicos de diversos gêneros, acervo infantil específico, além das mais importantes obras do cinema nacional.

 

Não encontramos imagem alguma de sala de aula do Colégio Santo Inácio, em nossa pesquisa. Não sabemos porque, mas a foto da fachada do Colégio somada aos dizeres acima nos levam a concluir que o arranjo físico das salas de aula do Santo Inácio é tradicional. Esperamos fotos que nos contradigam.

 

 

8. Colégio Eng. Juarez de Siqueira Britto Wanderley, São José dos Campos, Particular

O site da Embraer veicula a seguinte informação:

 

“O Colégio Eng. Juarez Wanderley, concebido e materializado em pouco mais de um semestre, é a expressão concreta da ação do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa.

 

Inaugurado em 4 de fevereiro de 2002, proporciona Ensino Médio de alta qualidade a alunos egressos da rede pública da região de São José dos Campos (incluindo Taubaté, Caçapava e Jacareí). A gestão escolar está sob responsabilidade do Sistema Pitágoras.”

 

Na página  sobre infraestrutura, informa-se: “com 15 salas de aula amplas e arejadas, dotadas de recursos multimídia e layout privilegiado com flexibilidade para diferentes arranjos.”  É a primeira referência sobre arranjos de sala de aula que encontramos. Infelizmente, não encontramos nenhuma foto das salas de aula do Colégio. Também não sabemos qual arranjo de sala é o mais comum no Colégio.

 

 

9. Vértice Colégio Unidade II – São Paulo -Particular

A fotografia da sala de aula do Colégio Vértice também mostra cadeiras individuais que, como no Colégio Eng. Juarez (assim como em todos os outros) podem ser organizadas de várias maneiras. Mas o site apresenta um arranjo convencional das cadeiras. A escolha desta foto e das demais fotos encontráveis no site nos leva a crer que este é o arranjo usual. 

 

 

!0. Colégio Santo Agostinho, Rio de Janeiro, Particular

Sobre a estrutura física,  o site do Colégio Santo Agostinho do Lebron, Rio de Janeiro, informa:

 

“A estrutura física e didático-pedagógica do colégio Santo Agostinho é determinante de sua qualidade de ensino e de integração e interação dos alunos com o conteúdo ministrado. O Colégio coloca à disposição de seus alunos, para apoio às atividades educacionais: biblioteca, laboratórios, centro de ensino de informática, sala de estudos com computadores ligados à Internet, auditórios. Os alunos desfrutam dessas instalações para atividades em grupo ou individuais, sempre orientados pelo professor da disciplina, responsável pelo trabalho em pauta.”

 

Nenhuma refrência à sala de aula comum e também não encontramos fotografia de sala de aula que pudesse ser atribuída, sem erro, à unidade do Leblon, visto serem muitos os Colégios Santo Agostinho no Brasil. A ausência de informação leva a supor um arranjo convencional das salas de aula.

 

 

Em próximo post,  vamos discutir os resultados dessa busca pela relação entre arquitetura escolar e os resultados do Enem de 2008.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s