Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Cozinhar e servir com a Bela e a Fera 24 de agosto de 2009

 

Dentro da categorias: uso didático de vídeos e Educação em Vídeos postamos, a seguir, um excerto da Oficina de Cozinhar e Servir de um Programa de Capacitação de Empregados Domésticos, desenvolvido pela Germinal Consultoria para o SENAC de São Paulo.

 

 

Atividade 22: Dia de Festa: preparação do que vai ser servido

Descrição: o coordenador projeta  segmento do filme A Bela e a Fera, de Walt Disney, em que é servido o jantar com toda pompa e fantasia.

Segue-se comentários gerais sobre o show do jantar encantado e, voltando ao assunto do jantar do dia, o coordenador lança a pergunta: o que é importante garantir que aconteça para encantar os convidados, sem contar com os efeitos especiais Disney? 

Dali - The Basket of bread

 

Tentando encantar o cliente

O coordenador sintetiza os resultados almejados expressos, chamando a atenção para a necessidade de um entendimento do tipo de jantar que se quer preparar e de um planejamento prévio do que fazer. O pré-preparo dará, certamente, mais tranqüilidade ao cozinheiro se não puder contar com ajuda. O grupo executor inicia suas atividades e os demais assumem seus papéis designados na sessão anterior. O grupo encarregado de servir recebe do coordenador o conjunto de louças, talheres, copos e guarnições necessários para arrumar a mesa do jantar festivo. O coordenador permanece à disposição para assessorar os grupos até a conclusão dos trabalhos.

 

Dali - Bread in Basket

Dali - Bread in Basket

Atividade 23: O Jantar Está Servido!

Descrição: se a mesa de festa não comportar todos os participantes, cada grupo escolherá os seus representantes, uma vez que, a essa altura, todos os participantes já devem ter sido servidos. Desta forma, a mesa de festa terá representantes de todos os grupos, incluindo do grupo executor e do grupo responsável por observar o serviço. Os demais fazem a degustação da forma como fizeram em sessões anteriores. Os participantes sentados à mesa comportam-se como convidados para que o grupo encarregado de servir possa desenvolver todas as técnicas requeridas pelo cardápio. O jantar estará encerrado quando todos terminarem de tomar o cafezinho servido após a sobremesa. Neste momento o coordenador convida todos para reunirem-se e fazer a avaliação.

Anúncios
 

One Response to “Cozinhar e servir com a Bela e a Fera”

  1. cybelemeyer Says:

    Olá José, obrigada por participar.
    Começa hoje a blogagem e vai até o dia 30 de agosto.
    Você pode falar sobre sustentabilidade. Se quiser se inspirar vá até o meu blog e leia as postagens que já há por lá, neste link
    http://cybelemeyer.com.br/falandosobre/?p=637
    Durante este período você pode fazer o seu post e me avisar para que eu coloque o link no meu blog para que outras pessoas possam também ler.
    É muito bom porque conhecemos pessoas com o mesmo comprometimento e trocamos ideias.
    Qualquer dúvida me pergunte.
    abs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s