Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Piraí faz história na Educação 5 de agosto de 2009

 

  Depois do Projeto Piraí Digital receber, no dia 13 de junho, em Nova York, o premio Top Seven Intelligent Communities, ficando Piraí entre as sete cidades mais inteligentes do mundo, o site da cidade divulga a seguinte notícia:

 

Em solenidade que contará com a presença do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, do Governador Sérgio Cabral, dos Ministros Fernando Haddad (Educação) e Dilma Rousseff (Casa Civil), do Vice-Governador Luiz Fernando Pezão e do Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira, Tutuca, entre outras autoridades, o município de Piraí, no Sul Fluminense, entrará para a história da educação, nesta sexta-feira, 31 de julho, ao se tornar o primeiro do mundo a distribuir notebooks a todos os alunos e professores da rede de ensino mantida pela Prefeitura.

 

A solenidade será realizada na Praça de Santana, a principal da cidade, a das 9h às 12h30, ocasião em que será feita a distribuição simbólica de notebooks a 20 alunos, cada um representando uma das escolas do município que serão beneficiadas nesta segunda etapa do programa, que é a vertente educacional do Projeto Piraí Digital.

 

“Estamos vivendo um momento importante para a educação de Piraí, do Estado do Rio e do Brasil. Ele é fruto de uma política que cumpriu seu dever de casa, ao decidir priorizar a educação e a saúde, áreas em que a Prefeitura aplica quase 60% do orçamento. O resultado está aí, à vista de todos. Temos a segunda melhor saúde do estado e estamos fazendo história na educação. Por isso, é também um momento de orgulho para todos nós, piraienses”, ressaltou o Secretário de Governo de Piraí, Gustavo Tutuca, coordenador-geral do Projeto Piraí Digital.

 

A entrega de um notebook a cada aluno – e professor – das escolas mantidas pela Prefeitura de Piraí é a expansão de uma experiência que começou em 2007, quando o município foi um dos quatro escolhidos pelo Governo Federal para implantar o piloto do Projeto UCA – Um Computador por Aluno. Os outros escolhidos – todos capitais de Estado – foram São Paulo, Palmas e Porto Alegre, mas a experiência de maior sucesso foi a de Piraí, comprovada pelos números apresentados pelo colégio escolhido – o CIEP municipalizado Professora Rosa da Conceição Guedes. A evasão escolar caiu para menos de 1% (a média nacional é de 26%), subiu de 2,4 para 4,8 o Ideb, que mede a qualidade do ensino, melhorou a disciplina e cresceram o interesse e a participação dos alunos. A matrícula na escola cresceu de 87 alunos em 2005 para cerca de 600 hoje.

 

Piraí foi escolhida para receber o Projeto UCA por causa de seu programa de inclusão digital, que se transformou em política pública, através da implantação do Projeto Piraí Digital, que recebeu vários prêmios internacionais. Além de chancela da Unesco, o projeto fez de Piraí a única cidade brasileira a receber o prêmio Top Seven Intelligent Communities (As 7 cidades mais inteligentes do mundo). O Projeto mereceu capa da revista americana Newsweek e pôs Piraí entre as 40 cidades brasileiras que possuem indicadores de países ricos e com experiências que devem servir de exemplo, segundo reportagem da revista VEJA.

 

Obs\: As ilustrações forma acrescentadas por nós

Anúncios
 

One Response to “Piraí faz história na Educação”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s