Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Trilha Jovem atuará na Copa de 2014 29 de julho de 2009

 

A ABN, Agência Brasileira de Notícias, veicula a seguinte notícia sobre o Trilha Jovem:

 

FOZ DO IGUAÇU [ ABN NEWS ]

A experiência bem-sucedida do projeto Trilha Jovem, desenvolvido pelo Instituto Polo Iguassu nas dependências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), deverá ser levada para outros pontos do país, especialmente as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e municípios do entorno, como parte do esforço que o país deverá realizar nos próximos quatro anos para receber bem o grande número de turistas que virá para o evento. “O maior desafio do setor turístico no Brasil é a capacitação. E a gente fica muito feliz em ver um projeto como o Trilha Jovem com resultados tão positivos”, afirmou a diretora do Departamento de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Regina Cavalcante.

 

Regina participou na manhã desta terça-feira (28), do café empresarial, evento que marca o encerramento da etapa de capacitação dos jovens realizada no PTI. O treinamento irá prosseguir por meio de estágios assistidos em empresas do setor turístico. Participaram do café, que foi realizado no Hotel Mabu, cerca de 200 empresários, além de diversas autoridades, entre elas o presidente da Câmara Municipal, Carlos Budel, o vice-prefeito, Chico Brasileiro, o secretário municipal do Turismo, Felipe Gonzalez, o gerente de turismo do PTI, Jaime Nelson Nascimento, o presidente do Instituto de Hospitalidade, José Wagner Fernandes, e o presidente do Comtur, Paulo Angeli.

 

Conforme explicou Regina Cavalcante, nos próximos seis meses o MTur vai definir as ferramentas que serão utilizadas para preparar o país para a Copa, que é entendida pelo governo como uma oportunidade de reposicionamento de imagem do Brasil como destino turístico.

 

“Não temos problemas quanto a recursos, instrutores ou logística. A questão é que ferramentas utilizar nesse processo e como integrá-las. O Trilha Jovem surge como uma nova ferramenta que poderá ser utilizada nesse amplo programa de qualificação do turismo”, disse a diretora.

 

Um dos principais diferenciais do projeto, segundo o presidente do Instituto Polo Iguassu, Faisal Saleh, está no envolvimento com o mercado de trabalho. Durante o curso, os alunos lidam com diversos aspectos do dia a dia profissional, como a utilização de recursos da informática, empreendedorismo, atendimento ao cliente, trabalho em equipe, como vencer a timidez, como planejar a carreira, entre outros. “O projeto ajuda o aluno a identificar oportunidades de crescimento e as possibilidades de sucesso no mercado”, explicou.

 

No café da manhã servido nesta terça-feira, os 120 formandos do Trilha Jovem 2009 tiveram a oportunidade de apresentar seus planos de carreira, além de projetos desenvolvidos nos três eixos que compõem o currículo do curso. O primeiro é o do desenvolvimento sustentável, em que os alunos prestam serviços comunitários como a limpeza de rios e de espaços públicos, ou ainda aprendem sobre a importância da reciclagem.

 

No segundo eixo, os jovens são capacitados nos diferentes ramos do turismo (alimentos e bebidas, viagens e turismo, e hospedagem). O terceiro e último eixo lida com qualidades necessárias para o bom desempenho profissional, como o desenvolvimento do senso de responsabilidade, além da elaboração do plano de vida e de carreira. “Nessa fase, uma das atividades é ter de cuidar de um ovo por alguns dias. Parece fácil, mas dá trabalho. É para que a gente tenha uma idéia do que significa para as nossas vidas a responsabilidade de cuidar de um filho quando ele não é planejado”, conta a formanda Priscila Ribeiro Rodrigues, 18 anos, que concluiu o ensino médio em 2008 e agora pensa em cursar Turismo.

 

Para Teobaldo Boff, diretor da Localiza (serviço de aluguel de automóveis), a iniciativa do Trilha Jovem é muito positiva para Foz do Iguaçu, para os jovens e para as empresas. “Às vezes precisamos contratar alguém e entrevistamos 20 ou 30 pessoas sem conseguir tirar um candidato sequer. Com o Trilha Jovem, o candidato já chega capacitado”, diz o empresário, acrescentando que pretende contratar um novo funcionário, possivelmente entre os formandos do projeto.

 

 

Mostra de Excelência em Serviços - Trilha Jovem - Foz do Iguaçu

Mostra de Excelência em Serviços - Trilha Jovem - Foz do Iguaçu

O Projeto Trilha Jovem nasceu de uma proposta curricular desenvolvida, em 2001, pela Germinal Consultoria para o Instituto de Hospitalidade (IH), de Salvador, na Bahia.

 

Essa primeira versão foi alterada pelo IH nas primeiras implementações, em 2004. Depois, em 2006, a versão original e a inicialmente implementada foram fundidas na versão atual, que ganhou dimensão nacional. A Germinal contribuiu nesse trabalho.

 

A partir da crítica, sistematização, reformulação e ampliação dos planos de aula utilizados nas primeiras implementações, a Germinal criou também as Referências para a Ação Docente (Eixos I, II e III), que são manuais que apresentam sugestão, passo a passo, de desenvolvimento de todas as unidades curriculares do Projeto. As Referências para a Ação Docente facilitam e são fundamentais na manutenção da qualidade  da expansão nacional do Projeto.

 

Technorati : Trilha jovem, capacitação, copa de 2014, educação, educação profissional, jovens de baixa renda, mercado de trabalho, qualificação, trabalho, turismo
Del.icio.us : Trilha jovem, capacitação, copa de 2014, educação, educação profissional, jovens de baixa renda, mercado de trabalho, qualificação, trabalho, turismo
Ice Rocket : Trilha jovem, capacitação, copa de 2014, educação, educação profissional, jovens de baixa renda, mercado de trabalho, qualificação, trabalho, turismo

Powered by Zoundry

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s