Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Currículo integrado por eixo temático 26 de julho de 2009

   

O texto postado a seguir é a apresentação do Núcleo Central do Programa de Capacitação de Empregados Domésticos desenvolvido pela Germinal Consultoria para o SENAC/SP, do qual já publicamos a estrutura curricular.

 

O programa é um exemplo de currículo integrado por um eixo temático. Neste caso, o tema: construção do papel profissional, objeto do Núcleo Central, articula o currículo. O texto abaixo explicita como, no caso, a integração é feita.

 

 

I. APRESENTAÇÃO do Núcleo Central do Programa de Formação do Empregado Doméstico

 

Jan-Vermeer_milkMaid_f“Como expressar melhor a integração entre o devaneio e o trabalho, entre os sonhos maiores e os trabalhos mais humildes, do que Henri Bosco falando de Sidoine, uma criada de grande coração? ‘Essa vocação para a felicidade, longe de ser nociva à sua vida prática, alimentava-lhe os atos. Enquanto ela lavava um lençol ou uma toalha, enquanto passava cuidadosamente o pano que cobria o pão ou polia um candelabro de cobre, subiam-lhe do fundo da alma esses pequenos movimentos da alegria que animava seus trabalhos domésticos. Ela não esperava que o trabalho estivesse terminado para mergulhar em si mesma e contemplar à vontade as imagens sobrenaturais que a habitavam. Era enquanto fazia os trabalhos mais banais que as figuras desse mundo lhe apareciam familiarmente. Sem parecer sonhar nem um pouco, ela lavava, espanava e varria em companhia dos anjos” (Bachelard, Gaston. A poética do espaço. São Paulo, Martins Fontes, 1989, p.81).

 

O Núcleo Central do Programa será destinado essencialmente à construção do papel de empregado doméstico, que não implique em uma fuga do real e um mergulho no sonho, como na epígrafe. Essa construção será, de começo, necessariamente uma desconstrução, uma destruição criativa. Trata-se, de um lado, de anular um conjunto de preconceitos e desvalorizações sociais introjetadas no atual ou potencial ocupante do papel. De outro, é necessário romper com o estereótipo de função servil e subalterna que marca o papel.

  

Sobre e concomitantemente a esse ato de destruição é preciso apoiar um trabalho de criação do papel. Para tanto é necessário redescobrir, repor, talvez inventar e fixar o sentido social do papel. Para cada profissional a ser formado é fundamental a definição de um sentido pessoal para o exercício do papel, sem o qual essa criação opera sobre o vazio.

 

Só assim o Núcleo Central constituir-se-á num eixo referencial e poderá permear todo o programa. Seu conteúdo, essencialmente ligado à subjetividade e comportamento profissional, será desenvolvido através de técnicas vivenciais, improvisações dramáticas ou simulações e será sempre recuperado nas Estações de Trabalho, em situações práticas, de forma aplicada ao componente técnico do trabalho e articulada com as habilidades específicas a serem nelas (Estações e situações) desenvolvidas.

 

Outra função do Núcleo Central será a de articular o conteúdo das estações de trabalho com essa perspectiva de construção do papel e construção do conhecimento, ou seja, garantir o desenvolvimento da mesma metodologia e da mesma perspectiva educacional em todas as unidades do Programa. O coordenador do núcleo central será, portanto, o coordenador do programa. Faz-se necessário que acompanhe e oriente o desenvolvimento de todas as Estações de Trabalho.

 

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