Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Trilha Jovem forma primeira turma na Capital Federal 19 de julho de 2009

A pagina do Centro de Excelência em Turismo, da Universidade de Brasília, veiculou, em 23 de abril de 2009, a seguinte notícia sobre o Trilha Jovem:

 

Iniciado no Distrito Federal em novembro de 2008, o Programa Trilha Jovem chegou ao fim da formação profissional na última sexta-feira (17). Durante cinco meses, 168 jovens passaram por diversos estágios de qualificação com o vistas à inserção no mercado de trabalho formal no trade turístico.

 

A cerimônia de formatura aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas (Facitec), com a presença do diretor geral da Facitec, Prof. Bráulio Pereira Lins; da coordenadora nacional de inserção e representante do Instituto de Hospitalidade de Salvador – Bahia (IH), Flávia Andrade; da coordenadora geral do Trilha Jovem na cidade de Brasília, Ariadne Bittencourt e de outros coordenadores, professores, monitores e familiares dos participantes do projeto.

 

No evento, os participantes e convidados assistiram a filmes da trajetória do projeto na cidade de Brasília e aos depoimentos da professora Maria José Paes, do monitor Bruno Ielon e da jovem Larissa Rodrigues, aluna da turma de Hospitalidade. Os jovens receberam o diploma de conclusão da formação, um broche e um cd com dicas para a inserção, permanência e ascensão profissional.

 

O Trilha Jovem é uma iniciativa do Instituto de Hospitalidade desenvolvida com o apoio do Ministério do Turismo, Instituto Ibi, Counterpart International, com recursos da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e do programa entra 21, uma iniciativa da Fundação Internacional da Juventude (IYF) e do Fumin – Fundo Multilateral de Investimentos, administrado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Em Salvador, o programa conta com o patrocínio da Cordai.

  

 

National Cathedral at Night - foto de Basbateve

National Cathedral at Night - foto de Basbateve

Projeto Trilha Jovem nasceu de uma proposta curricular desenvolvida, em 2001, pela Germinal Consultoria para oInstituto de Hospitalidade (IH), de Salvador, na Bahia.

 

Essa primeira versão foi alterada pelo IH nas primeiras implementações, em 2004. Depois, em 2006, a versão original e a inicialmente implementada foram fundidas na versão atual, que ganhou dimensão nacional. A Germinal contribuiu nesse trabalho.

 

A partir da crítica, sistematização, reformulação e ampliação dos planos de aula utilizados nas primeiras implementações, a Germinal criou também as Referências para a Ação Docente(Eixos I, II e III), que são manuais que apresentam sugestão, passo a passo, de desenvolvimento de todas as unidades curriculares do Projeto. As Referências para a Ação Docente facilitam e são fundamentais na manutenção da qualidade  da expansão nacional do Projeto.

 

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s