Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Educadores do Brasil: Eurípedes Barsanulfo 6 de julho de 2009

Filed under: Educadores do Brasil — José Antonio Küller @ 12:53 pm
Tags: , , , ,
 

 

Colégio Allan Kardec

Colégio Allan Kardec - Sacramento (MG)

José Pacheco é o idealizador  da Escola da Ponte, uma escola portuguesa na qual os estudantes aprendem sem salas de aula, divisão de turmas ou disciplinas. Em entrevista para UOL Educação, José Pacheco fala que, ao pesquisar boas iniciativas educacionais brasileiras, tomou contato com uma série de educadores desconhecidos pelo grande público e mesmo pelos educadores brasileiros. Um deles é Eurípedes Barsanulfo (1880-1918). Afirma Pacheco:

 

“Há 102 anos, em 1907, o Brasil teve aquilo que eu considero o projeto educacional mais avançado do século 20. Se eu perguntar a cem educadores brasileiros, 99 não conhecem. Era em Sacramento, Minas Gerais, mas agora já não existe. O autor foi Eurípedes Barsanulfo, que morreu em 1918 com a gripe espanhola. Este foi, para mim, o projeto mais arrojado do século 20, no mundo.”

  

Também não conhecia Eurípedes Barsanulfo e sua obra. Pesquisando sobre ele, encontrei muita coisa interessante, mas ainda nada muito específico sobre as características de seu projeto educacional. Compartilho, para quem se interessar, uma pequena biografia e um vídeo sobre ele.

  

 

Eurípedes Barsanulfo [1]

Nasceu e viveu em Sacramento, Minas Gerais, de 1880 a 1918, tendo falecido na epidemia de gripe espanhola. Eurípedes era de família pobre, inserido num contexto rural e católico. Destacou-se desde cedo por sua capacidade intelectual e liderança na comunidade. Teve oportunidade de estudar no Colégio Derwil de Miranda, cujo diretor, que dava nome à escola, havia freqüentado o famoso Colégio Caraça. Derwil lhe passou a cultura herdada dos padres lazaristas, mas não os seus métodos autoritários e punitivos. Eurípedes iria se afastar ainda mais da proposta pedagógica, iniciando algo inédito na região e, mesmo, no Brasil.

Na adolescência e na primeira juventude, participou de várias atividades religiosas, políticas, artísticas e sociais na cidade. Fundou um grupo de teatro, a Gazeta Sacramentana, a Associação Beneficente São Vicente de Paulo e junto com outros professores o Liceu Sacramentano. Elegeu-se vereador em 1904 e exerceu dois mandatos. Como membro da Comissão de Instrução Pública, lutou pela implantação de escolas públicas na cidade e pela laicização do ensino. Trouxe a primeira estrada de ferro a Sacramento e militava pela melhoria das condições de higiene e de saúde da população.

No mesmo ano em que foi eleito vereador, converteu-se ao espiritismo, tornando-se fervoroso adepto da doutrina de Allan Kardec. Entra em polêmica com a Igreja Católica, incluindo os bispos da região, que antes o viam com bons olhos. Funda em 1907 o Colégio Allan Kardec, uma escola gratuita, onde aplica uma proposta inovadora de educação. Era uma escola ativa, sem recompensas e punições, com muita afetividade e atividades éticas de que os alunos participavam. Eurípedes era famoso como médium receitista, aviando em torno de mil receitas mediúnicas por dia para doentes do Brasil inteiro. É considerado o iniciador da Pedagogia Espírita no Brasil e no mundo.

(Ver INCONTRI, Dora. Pedagogia Espírita, um projeto brasileiro e suas raízes. Bragança Paulista, Editora Comenius, 2004 e NOVELINO, Corina. Eurípedes, o homem e a missão. Araras, IDE, 1981.)


 
[1] Verbete preparado por Alessandro Cesar Bigheto
  

 

 

 

Eurípedes Barsanulfo: Educação, Amor e Mediunidade

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s