Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Programa Educação para o Trabalho (PET) em Ribeirão Preto 9 de junho de 2009

 

 

O jornal A Hora On Line, de Ribeirão Preto, veicula a seguinte notícia sobre o Programa de Educação para o Trabalho (as ilustrações foram inseridas por nós).

  

Instituição oferece 120 vagas para jovens socialmente
desfavorecidos com idade entre 15 e 21 anos

 O Senac Ribeirão Preto abre inscrições para 120 vagas, com quatro turmas, no Programa Educação para o Trabalho – novas conexões, com o objetivo de atender jovens entre 15 e 21 anos – que concluíram o oitavo ano do ensino fundamental e são provenientes de famílias de baixa renda –, e capacitá-los para a atuação profissional. As palestras informativas sobre a proposta, cuja participação é um pré-requisito de seleção, ocorre nos dias 9 e 10 de março, às 9 e às 14 horas, e são gratuitas.

 

 
Oferecido na unidade desde 1997, a iniciativa, que vem passando por constantes atualizações, já capacitou gratuitamente mais de 2.400 jovens com o intuito de aproximá-los de temas recorrentes no mercado. Durante as aulas, eles aprendem a agregar valores sociais e comunitários e a valorizar a cultura do trabalho e das relações sociais.

 

“Trata-se de uma oportunidade para o adolescente ampliar as chances de empregabilidade, aprimorar as habilidades, e ainda interagir de forma mais positiva com a sociedade”, explica Juliano Calderero, gerente do Senac Ribeirão Preto. “Além desses jovens e de suas famílias, quem sai ganhando é o setor de comércio e serviços, que vai receber colaboradores preparados, com os conhecimentos necessários e aptos para valorizar os negócios”, acrescenta.

 

Neste ano, as aulas começam em 1º de abril e 4 de maio.

 

Sobre o Programa Educação para o Trabalho
Lançado há 12 anos pelo Senac São Paulo, o Programa Educação para o Trabalho procura desenvolver nos jovens as competências básicas necessárias para o ingresso e a permanência no mercado profissional, além de estimular as habilidades empreendedoras que os ajudem a efetivar seus projetos pessoais e coletivos.

 

Com duração de seis meses, o curso é dividido em módulos de desenvolvimento humano, desenvolvimento pessoal, comunicação, tecnologia, excelência no atendimento e relacionamento com o cliente, atitude empreendedora, sistemas e processos organizacionais e vivência.

 

Além disso, há um núcleo central de atividades orientadas, que promove debates e reflexões sobre as origens, características, exigências e tendências do trabalho na sociedade contemporânea. Nas aulas também são abordadas questões como percepção crítica, iniciativa, discernimento e criatividade para a busca e a geração de soluções no ambiente profissional.

 

A última etapa do curso é a estação de vivências, que visa proporcionar aos alunos a experiência de situações reais em organizações parceiras. Nessa fase o participante deve cumprir 30 horas de estágio em ambiente privado ou público (empresas, entidades do terceiro setor, escolas e centros culturais).
Informações sobre os cursos do Senac Ribeirão Preto podem ser obtidas pelo telefone (16) 2111-1200. A unidade fica na Avenida Capitão Salomão, 2.133.

  

 O Programa de Educação para o Trabalho (PET) foi desenvolvido pelo SENAC/SP e implementado, na sua forma atual, em 1996. É “voltado ao desenvolvimento de jovens, especialmente daqueles com limitadas oportunidades de acesso aos bens tecnológicos que possibilitam a apropriação do conhecimento, o domínio de competências, bem como de contato e convívio com padrões estéticos requisitados por um mercado de trabalho exigente e seletivo, inflexível a justificativas de natureza sociopolítica” (José Luiz Gaeta Paixão.Introdução do Programa de Educação para o Trabalho. São Paulo, SENAC, 1996).

  

A GERMINAL participou da concepção do Núcleo Central do PET e da capacitação de todos os docentes (cerca de 1.000) envolvidos na implementação das 100 turmasinicial do Programa. Desenvolveu também uma versão alternativa ao Plano de Curso original do Programa, o manual do Núcleo Central e todos os manuais das Estações de Trabalho dessa versão alternativa. Tal versão, por um conjunto de circunstâncias, acabou não sendo implementada, pelo menos em sua totalidade.

 

Em outros posts, pubicamos excertos dessa versão alternativa. Os excertos devem ser encarados como amostras do trabalho que pode ser desenvolvido pela Germinal.  A versão alternativa é composta por um Núcleo Central e por Estações de Trabalho destinadas ao tratamento de áreas específicas do Setor de Comércio e Serviços. Dela já publicamos os seguintes excertos:

  • Estrutura e Objetivos para a Versão Alternativa (extraída do Manual do Núcleo Central)
  • Amostra I: Exemplo de uma Sessão de Aprendizagem (extraído do Manual da Estação de Trabalho de Organização e Administração
  • Amostra  II: Exemplo de mais uma Sessão de Aprendizagem (extraído do Manual da Estação de Trabalho de Organização e Estética de Ambientes)
  • Amostra III: Exemplo de outra Sessão de Aprendizagem (extraído do Manual da Estação de Trabalho de Saúde)
Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s