Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Arquitetura escolar: As escolas mais legais do mundo. 6 de maio de 2009

 

 

Este post deriva de um texto indicado por Miriam Salles através do Twitter, creio que a propósito da blogagem coletiva proposta pelo Boteco Escola. O texto foi postado em BizRevolution e começa assim:

 

A World Architecture News soltou as finalistas do concurso que vai escolher o Educational Building of the Year. Seis são as candidatas finais para vencer o prêmio. 

 

The Australian Technical College, desenhada por Spowers, está localizada em um local de extremo calor, mas não precisa de nenhum ar condicionado. Ao contrário, a escolha é resfriada por ventilação natural e um canal subterrâneo que traz ar fresco para dentro do edifício. 

 

A foto do belo prédio do Australian Technical College você pode ver acima. Ler a continuidade do artigo em BizRevolution.

 

O  interessante da matéria, e que tenho também observado em todos os sites que tratam da arquitetura escolar, é que a concepção pedagógica raramente anima o projeto da construção escolar. São apresentados vários motivos para a escolha das finalistas: a ventilação, como no caso do Australian Technical College; os materiais utilizados, a configuração estrutural do prédio, a beleza…

 

Apenas uma das finalistas escolhidas o foi estritamente pelo desenho relacionado à concepção pedagógica: a “Jåttå Vocational School, de Henning Larsen, foi desenhada para funcionar com os novos modelos de aprendizado. Grandes salas de aula cercadas por salas menores para lições personalizadas“.

 

Outra observação importante: nos sites que tratam sobre arquitetura escolar e mesmo nas fotos referentes à premiação, a sala de aula aparece pouco. É como se todas as salas de aula fossem iguais e não houvesse nada de diferente para mostrar ali.

 

A sala de aula retratada na foto ao lado é da Britain’s Hazelwood School, desenhada por Gordon Murray + Alan Dunlop Architects, uma outra finalista do Educational Building of the Year.

 

É interessante notar que quando a sala de aula é mostrada e ela é adequada para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais criativa, geralmente é destinada às crianças pequenas. Por que será?

Anúncios
 

One Response to “Arquitetura escolar: As escolas mais legais do mundo.”

  1. como é o es quema da escola a escola é paga ou não???
    q sidade q se endentifica


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s