Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Jovem Aprendiz Rural 2009 28 de abril de 2009

O siteProCana.com, veiculou, em 01/04/2009, a seguinte notícia sobre o Programa Jovem Aprendiz Rural:

Biocana lança programa Jovem Aprendiz Rural 2009

(da Redação)


A Biocana (Associação de Produtores de Açúcar, Álcool e Energia) o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Catanduva lançam oficialmente, no dia 6 de abril, às 13h30, na Câmara Municipal de Pindorama, o programa Jovem Aprendiz Rural, criado para qualificar colaboradores das usinas associadas à associação.

O programa, que conta com a parceria das prefeituras de Pindorama e Ibirá, vai capacitar jovens com idades entre 14 e 18 anos incompletos. A exemplo da primeira turma qualificada em 2008, mais da metade do novo grupo é formada por filhos de colaboradores das usinas Cerradinho, Colombo, Virgolino de Oliveira e São Domingos.

As aulas serão realizadas na Fazenda Experimental, durante nove meses. O treinamento total terá 150 horas aula. O programa foi estruturado em 23 módulos que incluem disciplinas sobre projetos de ação comunitária, oficinas sobre ética e cidadania, marketing e comercialização, promoção da saúde e comunicação oral e escrita.

O curso também aborda agropecuária, recuperação de áreas degradadas, manutenção de propriedade agrícola e gestão de recursos humanos. O objetivo é assegurar a formação global do futuro trabalhador, preparando o profissional para ocupar um lugar de destaque no mercado de trabalho.

O aluno pode futuramente atuar na agroindústria ou mesmo ser um empreendedor rural. Nosso objetivo é dar a estes jovens a oportunidade de ser um cidadão, um profissional e ter um futuro melhor”, afirma a gerente executiva da Biocana, Leila Alencar Monteiro de Souza.

O Programa Jovem Aprendiz Rural, destinado aos jovens oriundos do campo e aprendizes, foi desenvolvido pela Germinal Consultoria para o SENAR de São Paulo. Busca desenvolver competências básicas para o trabalho, competências gerais para o trabalho rural e competências para o empreendedorismo.

Para o desenvolvimento dessas competências, tem uma organização curricular composta por Projetos e Oficinas, como pode ser visto aqui.

Para cada um dos componentes curriculares foi elaborado um manual para o coordenador docente e uma Cartilha do Aprendiz, de modo a propiciar um referencial para a ação docente, um material de apoio para os alunos e facilitar a integração e o treinamento dos professores do Programa. Para conhecer agumas amostras desses manuais, clique aqui.


Technorati :
Del.icio.us :
Ice Rocket :
Flickr :
Zooomr :
Buzznet :
Riya :
43 Things :

Anúncios
 

5 Responses to “Jovem Aprendiz Rural 2009”

  1. kelly Says:

    o que eu faço pra me escrever nesse adolescente aprendiz rural

    • Kelly
      Esse Aprendiz Rural só é desenvolvido em cerca de 7o cidades do Estado de São Paulo. Para se inscrever é preciso que você more em uma dessas cidades. Depois, é preciso que você tenha antre 14 e 17 anos e esteja frequentando a escola. É també preciso esperar até o início do ano que vem, pois as turmas deste ano já começaram. Qualquer outra dúvida, volte a entrar em contato, com mais informações sobre você: onde mora, idade, escolaridade,…

  2. Yan Says:

    Eu faço o Jovem Aprendiz Rural em Pindorama, e moro em Ibirá/SP.

  3. Terezinha de Jesus Paiva Says:

    Sou Instrutora do Programa “Jovem Aprendiz Rural na cidade de |PIlar do Sul, com certeza um trabalho que tem tudo pra dar certo.
    Acreditemos nos jovens.

  4. maiara Says:

    eu faço o joven aprendiz rural em galia
    e gosto muito e muito divertido .


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s