Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Educadores do Brasil: Lauro de Oliveira Lima 24 de março de 2009

Reproduzimos, a seguir, um artigo publicado originalmente em 10/04/2009  em “O Povo”, do Ceará, e mais recentemente no Jornal da Ciência.

Por:  Ariosto Holanda

Ao refletir sobre o conceito que gozava o município de Limoeiro do Norte de ser o berço cultural do Vale do Jaguaribe percebi que as razões de tal predicado estavam relacionadas com as obras de seus professores e educadores. Na minha análise identifiquei entre muitos ilustres professores, pelo menos dois grandes semeadores da educação. D. Aureliano Matos e Lauro de Oliveira.

A obra de D. Aureliano, apesar de localizada em Limoeiro, teve o mérito de funcionar como um laboratório de ações exemplares que se irradiavam para todos os municípios circunvizinhos. Já a atuação do professor Lauro foi mais abrangente. As suas obras educacionais, que alcançaram todo o território nacional chegando inclusive ao exterior, o consagraram como o filósofo da educação.

Lauro nasceu em Limoeiro, em 1921, ali fazendo seu curso primário na escola do mestre Afonso onde os alunos repetiam a tabuada e cantavam o bê-á-bá sob o regime da palmatória. Formado em Direito e Filosofia, exerceu durante anos o magistério. Mas, foi ao fundar o ginásio Agapito dos Santos que se revelou como reformador do sistema pedagógico escolar. Os seus livros A Escola Secundária Moderna e Formação do professor Primário descrevem os fundamentos da renovação pedagógica que implementou.

Em 1955 já como inspetor seccional do MEC promoveu a democratização do ensino por meio de várias ações onde se destacaram as jornadas pedagógicas, em diferentes cidades do interior, com a realização de cursos de aperfeiçoamento, e a criação dos clubes cientistas de amanhã. Planejou e administrou a primeira campanha de alfabetização em massa promovida pelo MEC e os Cursos de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário – Cades.

Em 1963, é convidado a participar da equipe do Ministro da Educação Paulo de Tarso como Diretor do Ensino Médio, tendo como companheiros Armando Hildebrando no Ensino Industrial, Paulo Freire na Erradicação do Analfabetismo, Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília e Anísio Teixeira no Ensino Fundamental.

Nunca a educação brasileira foi tão criativa Infelizmente, o golpe de 64 atingiu em cheio o professor Lauro de Oliveira. Foi preso, cassado e demitido. Ao sair da prisão, embora traumatizado, foi fazer o que sabia: escrever e lecionar.

Defensor das teorias de Jean Piaget, obteve a aprovação do eminente psicólogo suíço para instalar no Rio de Janeiro um Centro Experimental e Educacional Jean Piaget conhecido como A Chave do Tamanho. O professor Lauro de Oliveira não só defendeu os princípios e os métodos da Escola Piaget como demonstrou na prática a sua eficiência.

Em 1993 é condecorado pelo governo federal com a medalha e diploma de Grande Oficial da Ordem Nacional do Mérito Educativo. Em 2007 a Universidade Federal do Ceará lhe confere o título de Doutor Honoris Causa.

Como historiador merece destaque a sua obra Na Ribeira do Rio das Onças onde descreve a história de Limoeiro do Norte, nos seus aspectos geográficos, antropológicos e políticos.

Com certeza o Brasil lembrará na sua história o nome de Lauro de Oliveira como o do escritor, filósofo e professor que contribuiu decisivamente para a melhoria da qualidade do ensino com medidas revolucionarias e inovadoras.

Ariosto Holanda é deputado federal pelo PSB.

Ver também:

1. A obra de Lauro de Oliveira Lima em : LAURO DE OLIVEIRA LIMA

2. Psicopedagogia- Lauro de Oliveira Lima

3. Livros de LAURO DE OLIVEIRA LIMA

4. Lauro de Oliveira Lima – Pensador

5. A Chave do Tamanho

Anúncios
 

3 Responses to “Educadores do Brasil: Lauro de Oliveira Lima”

  1. Genivaldo Wanderley Rocha Says:

    Olá Amigo Lauro, vc está de parabéns pelo seu trabalho em busca de mudanças na área de ensino neste brasil onde a educação é tratada como se fosse um produto sei lá que classificação.
    Mas não é de se estranhar um País onde o ensino na época do Brasil colonia, já passou mais de 50 anos com zero escolas. O que se pode esperar mais.

    Olha Lauro estou procurando a algum tempo seu livro Escola no Futuro e não encontro. Onde posso encontar?

    Abraços,
    Genivaldo Wanderley Rocha
    Tel. (82) 3320-5543 / 9980-8737

    • Leandro mello Says:

      Procure no site estante virtual….

    • Beta Says:

      Ola Genivaldo,
      Estaremos disponibilizando em breve o portal do Lauro de Oliveira Lima e voce podera estar acessando a vida e obra completa dele. A estante virtual costuma ter os livros que nao estao sendo mais editado. Sao os sebos virtuais por precos bem legais.
      o site da escola: http://www.jeanpiaget.com.br ou entao nos envie um email para nos comunicarmos.

      abracos
      Ana Elisabeth Santos de Oliveira Lima
      Diretora da Escola e filha de Lauro


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s