Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Aula Inaugural oficializa início do Trilha Jovem Iguassu 2009 16 de março de 2009

O site H2Foz, em 16/03/2009, veicula a seguinte notícia sobre o Projeto Trilha Jovem:

Na última sexta-feira (06) o Projeto Trilha Jovem Iguassu oficializou o início da sua 4ª edição, no Parque Tecnológico Itaipu, com uma aula inaugural preparada para alunos, pais, e empresários padrinhos do Projeto como: Ana Croukamp (proprietária do Parque das Aves), Mauro Sebastian (Associação Brasileira da Indústria e Hotéis), Jaime Nascimento (Gerente do Complexo Turístico Itaipu – CTI) e Paulo Angeli (Ministério do Turismo).

Com o auditório César Lattes lotado, o desenvolvimento do evento se deu nas vozes de Thaísa Praxedes de Oliveira (Coord. Geral), Silvana Gomes (Coord. Pedagógica) e Juan Carlos Sotuyo (Diretor-superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu – FPTI) que apresentaram objetiva e dinamicamente os valores, metas e educadores do projeto, reforçando objetivos e o valor da participação familiar nesta nova etapa conquistada por seus filhos. Um breve resumo foi feito relembrando cada etapa até ali. Sotuyo fez questão de lembrar sobre o rigoroso processo de seleção, como mais de 1.000 candidatos, pelo qual todos os 120 jovens ali presentes foram submetidos. E a coord. Pedagógica completa, “Vocês já são vencedores!”

Pela primeira vez empresários apoiadores foram convidados a participar da aula inaugural. De acordo com a Coord. Pedagógica, Silvana Gomes, o significado da mudança é a conclusão de que ninguém melhor do que eles para saberem quais são as necessidades do mercado turístico. A Coord. Pedagógica também estimulou os jovens a participarem da palestra ao dizer que o Trilha Jovem os preparará teórica e profissionalmente para o mercado de trabalho e os encaminhará para entrevistas; então questionou: “Mas o sucesso vai depender de quem?” E os jovens responderam, ainda timidamente, que o sucesso dependerá deles.

De acordo com Paulo Angeli, empresário que apóia o projeto desde o início, a execução do Trilha Jovem em Foz do Iguaçu se faz importante e diferencial, pois uma parcela significativa de jovens sem esperança em relação ao mercado de trabalho tem, através do programa, uma oportunidade louvável. Angeli também lamenta que os empresários ainda não tenham notado o quão formidável é apoiar um Projeto como este.

Após a palestra a equipe do Trilha Jovem ofereceu um coffee-break aos convidados e jovens. E para finalizar, quem ainda não conhecia o Parque Tecnológico Itaipu – PTI pode conhecer as dependências nas quais serão realizadas as oficinas presenciais do Projeto nos próximos quatro meses.

Parque das aves - foto Henrique Costa Pereira

O Projeto Trilha Jovem nasceu de uma proposta curricular desenvolvida, em 2001, pela Germinal Consultoria para o Instituto de Hospitalidade (IH), de Salvador, na Bahia.

Essa primeira versão foi alterada pelo IH nas primeiras implementações, em 2004. Depois, em 2006, a versão original e a inicialmente implementada foram fundidas na versão atual, que ganhou dimensão nacional. A Germinal contribuiu nesse trabalho.

A partir da crítica, sistematização, reformulação e ampliação dos planos de aula utilizados nas primeiras implementações, a Germinal criou também as Referências para a Ação Docente (Eixos I, II e III), que são manuais que apresentam sugestão, passo a passo, de desenvolvimento de todas as unidades curriculares do Projeto. As Referências para a Ação Docente facilitam e são fundamentais na manutenção da qualidade  da expansão nacional do Projeto.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s