Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Trilha Jovem abre inscrições para nova turma 12 de fevereiro de 2009

 

O site Portal Fator Brasil, em 11/02/2009, veiculou a seguinte notícia sobre o Trilha Jovem:

 

 

Estão abertas as inscrições para a turma de 2009 do projeto Trilha Jovem, de Foz do Iguaçu. Para participar da seleção, os interessados devem fazer a pré-inscrição nos dias 12 e 13 de fevereiro, das 8h às 18h (sem intervalo), nos seguintes locais: Shopping Cataratas JL; Conselho Comunitário – Vila C; Colégio Estadual Três Fronteiras – Porto Meira; Centro de Convivência Leonel de Moura Brizola – Três Lagoas; Centro de Convivência Darci Pedro Zanata – Morumbi.

 

Após o período da pré-inscrição, os candidatos devem participar de uma palestra de esclarecimento e preencher a ficha de inscrição, que será analisada pela equipe de seleção do projeto. Os candidatos selecionados nessa fase participam, ainda, de uma dinâmica de grupo e teste psicológico. Os aprovados seguem para a última etapa da seleção, que será a entrevista individual.

 

O projeto Trilha Jovem surgiu na cidade de Salvador/BA, no ano de 2004, e foi estruturado pelo Instituto de Hospitalidade (IH). Muito mais do que oferecer a capacitação profissional e, consequentemente, abrir inúmeras oportunidades para esses jovens, o Trilha Jovem faz transformações. Transforma o ponto de vista dos jovens, estimulando o desejo por um futuro melhor e gerando uma perspectiva de vida que muitos deles não possuíam antes de conhecer o projeto.

 

Desenvolvido em Foz do Iguaçu desde 2006, o projeto Trilha Jovem é executado pelo Instituto Polo Iguassu. O objetivo principal do projeto é a capacitação de jovens e a inserção dos mesmos no mercado turístico.

 

A participação no projeto é gratuita. Os jovens recebem auxílio para transporte e lanche nos intervalos do curso. Para participar é preciso ter entre 16 e 24 anos de idade, estar ou ter cursado o Ensino Médio na Rede Pública até o ano de 2006, ter renda familiar comprovada de até três salários mínimos, ter disponibilidade e disposição para freqüentar as aulas e ter um perfil que se encaixe ao setor de turismo.

 

O curso tem a duração de quatro meses, seguidos de uma vivência profissional obrigatória de 80 horas. As aulas são diárias, ministradas no contra turno escolar na sede do Instituto Polo Iguassu, localizada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). São 500 horas de aulas teóricas e experiências práticas.

 

Após obterem conhecimentos sobre as bases do turismo sustentável, as turmas são divididas em três áreas: Alimentos e Bebidas (para maiores de 18 anos); Viagens e Turismo; e Meios de Hospedagem. O projeto oferece, ainda, uma formação polivalente, com oficinas de informática, língua estrangeira, teatro e segurança dos alimentos.

 

Concluindo o curso, o aluno estará habilitado para atuar em funções como: assistente de cozinha, garçom, monitor de atrativos turísticos, recepção, camareira, mensageiro, entre outros cargos voltados ao setor turístico.

 

O projeto também conta com o apoio da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo, Secretaria de Ação Social, Comtur, Foztrans, Expresso Cidade Foz, Irmãos Rafagnin, Viação Itaipu e Transbalan, além de outras instituições e empresas da cidade que são parceiras oferecendo espaços para realização de aulas práticas, para organização de eventos do curso e contratando jovens capacitados pelo projeto.

 

Para pré-inscrição: É obrigatória a apresentação do RG ou cópia.

 

Conheça as etapas de seleção: Pré-inscrição | Palestra de esclarecimento + Inscrição | Dinâmica de grupo | Entrevista individual; Convocação dos selecionados.

 

Inscrições online:Nos pontos Vote Cataratas | http://www.poloiguassu.org | http://www.educarefoz.com.br | Mais informações: 3520-5846/6976 ou trilhajovemfoz@pti.org.br | www.itaipu.gov.br

 

 

Projeto Excelência em Serviços

Projeto Excelência em Serviços - Foz do Iguaçu

O Projeto Trilha Jovem nasceu de uma proposta curricular desenvolvida, em 2001, pela Germinal Consultoria para o Instituto de Hospitalidade (IH), de Salvador, na Bahia.

 

Essa primeira versão foi alterada pelo IH nas primeiras implementações, em 2004. Depois, em 2006, a versão original e a inicialmente implementada foram fundidas na versão atual, que ganhou dimensão nacional. A Germinal contribuiu nesse trabalho.

 

A partir da crítica, sistematização, reformulação e ampliação dos planos de aula utilizados nas primeiras implementações, a Germinal criou também as Referências para a Ação Docente (Eixos I, II e III), que são manuais que apresentam sugestão, passo a passo, de desenvolvimento de todas as unidades curriculares do Projeto. As Referências para a Ação Docente facilitam e são fundamentais na manutenção da qualidade  da expansão nacional do Projeto.

 

8 Responses to “Trilha Jovem abre inscrições para nova turma”

  1. Queria pedir esse emprego e agradecer pela oprotunidade.
    Por favor me ajuder

  2. Bruna

    Não é um emprego. É um curso em que, ao final, você pode ser empregada. No entanto, você devia se increver até dia 13/02/2009.

    De toda forma, entre em contato com: http://www.poloiguassu.org | http://www.educarefoz.com.br | Mais informações: 3520-5846/6976 ou trilhajovemfoz@pti.org.br | http://www.itaipu.gov.b

  3. sara Says:

    olá, ouvi falar nesse projeto aqui em minha cidade(salvador ba), mas gostaria de saber os postos de inscrições…onde fica? vai até quando?????? qual a idade limite??? essas coisas… grata

  4. Bom gostaria de me escrever pois estou prescisando muito de me profissionalizar em algum curso

  5. geisilane Says:

    pra quando o trilha jovem abre inscricões para nova turma ?
    os jovens de 16 a 24 que já concluíram o ensino médio podem participar do projeto?

  6. JEFERSON AUGUSTO Says:

    GOSTARIA MUINTO DESSSA OPOTUNIDADE

  7. JEFERSON AUGUSTO Says:

    GOSTARIA MUITO DE FAZER PARTE DESSSE GRUPO DE PESSSOAS ME AJUDE POR FAVOR


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s