Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

“Jovem Aprendiz Rural” trabalha empreendedorismo e valoriza alunos da zona rural 28 de janeiro de 2009

 

O site da Prefeitura de Lorena, em 24/11/2008,  veiculou a seguinte notícia sobre o Programa Jovem Aprendiz Rural:

 

Uma parceria entre a Secretaria da Educação de Lorena, o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural está garantindo a adolescentes de Lorena e região, a chance de aprenderem noções sobre agricultura e pecuária, em um espaço apropriado.

 

Intitulado “Jovem Aprendiz”, o Programa de Aprendizagem para jovens que moram na zona rural teve como instrutor técnico, José Ronaldo e instrutora pedagógica Ana Luiza Batista, formou ontem, dia 20, 22 adolescentes com idades de 14 a 17 anos.

 

O programa consiste na realização de atividades educacionais voltadas para o desenvolvimento de competências fundamentais para a vida, para o trabalho e para o exercício da cidadania, preparando os jovens para o mercado de trabalho.

 

As atividades foram realizadas de segunda à sexta-feira, de março a Novembro, no Recinto de Exposição permanente do Sindicato Rural, somando o total de 600h. Os alunos freqüentavam a escola de ensino comum no período da manhã e ao saírem dirijam-se ao projeto, onde recebiam almoço e participavam de aulas teóricas e práticas.

 

“Qualificar jovens com potencial para trabalhar em empresas ligadas ao setor rural ou tornar-se empreendedores no meio rural. Esse é mais um de nosso desafio”, enfatiza o Prefeito Paulo Neme.

 

O evento contou com a presença do Prefeito Paulo Neme, da Chefe de Gabinete Regina Aquino; do Secretário Adjunto de Educação, José Aparecido; do Presidente do Sindicato, José Fernando Nunes; entre outros organizadores do programa.

 

O Secretário da Educação, Elcio Vieira acrescentou que o curso é um importante instrumento de inclusão. “Além de diminuir a evasão de jovens do meio rural, através da qualificação profissional, as aulas despertam o interesse dos estudantes podendo ajudar na opção profissional futura”, finaliza.

 

Clique e confira as fotos

José Aparecido, Jornalista-Mtb 9302, Secretário Adjunto.

 

 

O Programa Jovem Aprendiz Rural, destinado aos jovens oriundos do campo e aprendizes, foi desenvolvido pela Germinal Consultoria para o SENAR de São Paulo. Busca desenvolver competências básicas para o trabalho, competências gerais para o trabalho rural e competências para o empreendedorismo.

 

Para o desenvolvimento dessas competências, tem uma organização curricular composta por Projetos e Oficinas, como pode ser visto aqui.

 

Para cada um dos componentes curriculares foi elaborado um manual para o coordenador docente e uma Cartilha do Aprendiz, de modo a propiciar um referencial para a ação docente, um material de apoio para os alunos e facilitar a integração e o treinamento dos professores do Programa. Para conhecer agumas amostras desses manuais, clique aqui.

 

Os Manuais do Instrutor (coordenador docente) e/ou as Cartilhas do Aprendiz de todos os componentes curriculares do Programa já foram publicados na Internet pelo SENAR. Para acessá-los, utilize os links que incluimos na coluna à esquerda do blog em: Aprendiz Rural – textos elaborados pela Germinal.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s