Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Curso capacitará no Rio jovens em situação de risco no ramo da joalheria 24 de janeiro de 2009

 

O Site da Baixada, divulgou a seguinte nota sobre o Projeto Portal do Futuro:

 

 

Rio de Janeiro – Jovens em situação de risco de comunidades carentes do Rio poderão se especializar, a partir de agora,  no ramo da joalheria. A participação deles no programa Primeiro Emprego para o Setor Joalheiro será viabilizada pela parceria firmada entre a Associação  dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (Ajorio) e o Serviço Nacional do Comércio (Senac).

 

Inédito no país, o programa é parte do Portal do Futuro, do Senac Rio. O objetivo é atender à demanda de profissionais capacitados no setor joalheiro, que surgiu com a abertura de shopping centers no estado do Rio, principalmente na zona oeste da capital e na Baixada Fluminense.

 

Segundo a presidente da Ajorio, Carla Pinheiro, caberá ao Senac Rio selecionar os 35 jovens e adolescentes participantes do primeiro curso, que começa no dia 28 deste mês e terá quatro meses de duração. Os candidatos deverão ter de 16 a 21 anos, estar cursando no mínimo o 3º ano do ensino médio e morar, preferencialmente, na zona oeste do Rio.

 

Carla explicou que o treinamento que já existe no Senac vai ser adaptado para o setor joalheiro. “E o jovem já sairá [do curso] podendo ingressar no comércio voltado para o setor joalheiro, ou seja, nas joalherias”. Para ela, trata-se de uma iniciativa inovadora: “É uma quebra enorme de paradigma colocar jovens com risco de exclusão social para trabalhar em joalherias, área que requer alta segurança e confiabilidade.”

 

Para Carla, a medida será boa tanto para os jovens quanto para o comércio de jóias. Ela disse que haverá renovação na mão-de-obra do setor e, que para o jovem, perspectivas de carreira. (…)

Para ver a nota na íntegra, clique aqui.

 

 

Portal do Futuro é um projeto destinado a jovens em situação de risco de exclusão social, desenvolvido pelo Senac Rio, com consultoria da Germinal. O projeto destina-se à capacitação básica de jovens para atuação no Setor de Comércio e Serviços. Para tanto, está organizado em torno de competências básicas e gerais requeridas por toda ocupação de comércio ou de serviços.

 

A Germinal participou ativamente no desenho do Programa e prestou consultoria na elaboração dos manuais dos docentes das oficinas que constituem os três módulos fundamentais do programa: Ser Pessoa, Ser Cidadão e Ser Profissional. Para mais informações sobre o Portal do Futuro, clique aqui.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s