Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

ALUNOS DO PROGRAMA “TRILHA JOVEM” DESENVOLVEM ATIVIDADES EM CIDADES SATÉLITES 22 de janeiro de 2009

 

O site da FACITEC – Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas , em 16/12;2008, traz a seguinte notícia sobre o Projeto Trilha Jovem – Turismo e Responsabilidade Social.

 

 

Preservação do meio ambiente e divulgação do patrimônio cultural. Esses foram os principais pontos abordados nas diversas atividades realizadas pelo programa “Trilha Jovem”, no dia 11 de dezembro. A primeira parada dos alunos, monitores e educadores do programa foi a Casa do Cantador, que fica na Ceilândia Sul. No local, ocorreram apresentações de repentistas da cidade, palestras sobre educação ambiental e reciclagem e a degustação de uma galinhada, que foi oferecida aos idosos da Associação São Vicente de Paulo, de Belo Horizonte, e do Centro Comunitário do Idoso Luísa de Marillac, da Ceilândia.

 

 

A segunda etapa das atividades aconteceu na usina de lixo do setor P.Sul. Lá, os alunos puderam conhecer o Museu do Lixo, onde ficam expostos objetos artísticos encontrados no lixo e utensílios feitos com material reciclável. Além disso, foram desenvolvidas atividades de conscientização ambiental e de recreação com crianças da comunidade. “É muito importante mostrarmos aos moradores das cidades satélites que aqui também existem atividades culturais e atrações artísticas. Eu moro no P.Sul e não conhecia a riqueza que se encontra aqui no Museu do Lixo”, relatou o aluno do programa “Trilha Jovem”, Hudson dos Santos.

 

 

Outro local onde ocorreram atividades culturais foi a Praça do Cidadão, no centro da Ceilândia. Oficinas de break (hip-hop), corte de cabelo gratuito, reciclagem de materiais e atividades recreativas para as crianças foram algumas das atrações oferecidas à comunidade local. “Os adolescentes precisam de atividades para eles ficarem entretidos e não se envolverem com coisas erradas. Essas atrações feitas aqui são excelentes para a nossa comunidade”, afirmou Eunice Macedo, moradora da Ceilândia.

 

 

“O programa trilha jovem promove uma modificação significativa na vida dos jovens atendidos pelo projeto e ajuda no desenvolvimento das comunidades que são beneficiadas com atividades como estas que foram desenvolvidas”, ressaltou a Coordenadora Pedagógica Nacional do Trilha Jovem, Gleide Macedo. “O programa Trilha Jovem foi criado no ano de 2004, em Salvador, com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável e mostrar a importância do turismo. Com as atividades promovidas hoje, os alunos puderam desenvolver essas idéias em suas próprias comunidades”, concluiu Elisselia Paes, educadora do programa.

 

Assessoria de Comunicação Facitec – ASCOM

 

 

 A notícia se refere à execução do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo, que articula o Eixo I do Projeto. Projeto Trilha Jovem derivou de uma proposta curricular desenvolvida, em 2001, pela Germinal Consultoria para o Instituto de Hospitalidade (IH), de Salvador, na Bahia.

 

Essa primeira versão foi alterada pelo IH nas primeiras implementações, em 2004. Depois, em 2006, a versão original e a inicialmente implementada foram fundidas na versão atual, que ganhou dimensão nacional. A Germinal contribuiu nesse trabalho.

 

A partir da crítica, sistematização, reformulação e ampliação dos planos de aula utilizados nas primeiras implementações, a Germinal criou também as Referências para a Ação Docente, que são manuais que apresentam sugestão, passo a passo, de desenvolvimento de todas as unidades curriculares do Projeto. As Referências para a Ação Docente facilitaram a expansão nacional do Projeto.

 

Para mais informações sobre o currículo do Trilha Jovem, clique aqui.

 

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s