Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Alunos do Programa Jovem Aprendiz Rural auxiliam alunos do Sesi 16 de dezembro de 2008

 

O jornal A Tribuna de Jaboticabal, em sua edição de 03/10/2008, publicou a seguinte notícia sobre o Programa Jovem Aprendiz Rural do SENAR/SP:

 

As crianças receberam as orientações necessárias para cuidar das mudas de alface crespa e americana e rúcula

Os integrantes do “Programa Jovem Aprendiz Rural” estiveram quarta-feira (01), no Centro Educacional do Sesi, para auxiliarem os alunos do ciclo inicial II (9 e 10 anos) a montarem uma horta, nas dependências da escola.

Na oportunidade, as crianças receberam as orientações necessárias para cuidar das mudas de alface crespa e americana e rúcula, que foram plantadas no local.

De acordo com a professora de ciências e responsável pelo projeto no Sesi, Áurea Fiel Barbosa, a idéia da implantação da horta surgiu durante as aulas. “Estamos estudando o solo e suas transformações e nas aulas explico que solo é uma camada muito superficial, é onde plantamos, onde os animais e vegetais vivem e comecei a mostrar todo esse processo de diferentes formas. E foi aí que pensamos em fazermos uma horta”, explica.

 Segundo o instrutor do programa “Jovem Aprendiz Rural”, Lucas Gouveia Santana, a escola dispõe de ampla área externa, o que possibilitou a realização do projeto. “Os alunos do programa puderam colocar em prática o que aprenderam no curso até agora, como preparar a terra e as mudas e, além disso, ensinaram as crianças a como plantar e cuidar da horta”, diz.

A aluna Leandra Francieli Silva dos Santos comenta o que achou da iniciativa. “Estou achando muito legal tudo isso. Serve para aprendermos a cuidar mais da natureza”, fala.

 O plantio da horta foi acompanhado pelo prefeito municipal, pelo coordenador do SENAR Sérgio Lui e pela diretora do Centro Educacional do Sesi, Marlene Aparecida Polomini Bonato.

O “Programa Jovem Aprendiz Rural” é desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Sindicato Rural e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Autor: Ass. Com. Bebedouro

 

O Programa Jovem Aprendiz Rural, destinado aos jovens oriundos do campo e aprendizes, foi desenvolvido pela Germinal Consultoria para o SENAR de São Paulo. Busca desenvolver competências básicas para o trabalho, competências gerais para o trabalho rural e competências para o empreendedorismo.

 

Para o desenvolvimento dessas competências, tem uma organização curricular composta por Projetos e Oficinas, como pode ser visto aqui. A atividade a que se refere a notícia é provavelmente derivada do Projeto de Ação Comunitária, que articula a dimensão  Ser Cidadão e é destinado ao desenvolvimento de competências para o exercício da cidadania.

 

Para cada um dos componentes curriculares foi elaborado um manual para o coordenador docente e uma Cartilha do Aprendiz, de modo a propiciar um referencial para a ação docente, um material de apoio para os alunos e facilitar a integração e o treinamento dos professores do Programa. Para conhecer agumas amostras desses manuais, clique aqui.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s