Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Letramento Digital em 2007 15 de novembro de 2008

O Relatório de Ações Sociais do SENAC Nacional, de 2007, traz a seguinte informação sobre o Projeto Letramento Digital:

 

imageComo falar de tecnologia para indivíduos inseridos no nível mais elementar de alfabetismo? Esse foi o grande desafio da ação Letramento Digital, realizada pelo Senac no Rio de Janeiro, que propiciou inclusão digital a pessoas com dificuldades de leitura e escrita, ampliando, ao mesmo tempo, as suas competências de ler e de escrever.

 

A ação prestou 442 atendimentos no Estado do Rio, com turmas nos municípios de Nova Iguaçu, Engenheiro Paulo de Frontin e Barra do Piraí, e na capital. A ação foi realizada ao lado de entidades como o Centro Social Amigos do Nova Era, ONG Semente do Amanhã, Escola Municipal Cecília Meirelles, Estação Digital de Engenheiro Paulo de Frontin, Centro Social Vila Aliança e Cooperativa dos Coletores e Recicladores do Rio de Janeiro.”

 

 

 

O Projeto Letramento Digital foi desenvolvido e está sendo implementado  pela Germinal e pelo Senac Rio, em parceria. Destina-se à inclusão digital de pessoas com dificuldades de leitura e escrita, objetivando, ao mesmo tempo, ampliar as competências de ler e escrever dessas pessoas com o uso do computador.

 

Lançado em 26 de maio de 2006, na sede do Senac Rio, a população alvo do Projeto é a que está incluída no nível mais elementar de alfabetismo (nível 1), do Índice Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF), criado pela Ação Educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro (IBOP).

 

”O nível 1 de alfabetismo corresponde à capacidade de localizar informações explícitas em textos muito curtos, cuja configuração auxilia o reconhecimento do conteúdo solicitado. Por exemplo, identificar o título da revista utilizada na testagem ou, num anúncio, localizar a data em que se inicia uma campanha de vacinação ou a idade a partir da qual a vacina pode ser tomada gratuitamente“.

 

A população alvo do Projeto está estimada em 40.000.000 de pessoas. Para enfrentar o desafio de atender pelo menos em parte uma população tão grande, o projeto foi desenvolvido de forma a ser facilmente replicado através de parcerias com instituições  governamentais, ONGs ou através de ações de responsabilidade social das empresas.

As organizações ou comunidades interessadas em participar do projeto podem procurar o Centro de Educação para o Trabalho e a Cidadania do Senac Rio. Telefone (21) 2473-8671. Podem também entrar em contato com a Germinal, através do Fale Conosco.

————————————————————————————

Clique no link se estiver interessado em mais informações sobre o Projeto Letramento Digital ou em Amostra I ou Amostra II se quiser conhecer exemplos de sessões de aprendizagem (aulas) do Projeto Letramento Digital.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s