Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Aula inaugural do Programa Trilha Jovem 10 de novembro de 2008

 

O site do Centro de Excelência em Turismo, da Universidade de Brasília, veicula a seguinte notícia a respeito do Trilha Jovem, marcando mais uma fase da expansão nacional do Projeto:

 

 

Escrito por Adriana Lopes
quarta, 05 de novembro de 2008
“Programa executado pelo CET/UnB irá proporcionar a formação profissional de 180 jovens no setor do turismo. Aula inaugural acontece no dia 10 de novembro, na FACITEC.

 

Mais de 1200 jovens de 16 a 24 anos, com renda familiar de até três salários mínimos, procedentes da rede pública de ensino e residentes das cidades de Taguatinga e Ceilândia, no Distrito Federal, se inscreveram para participar do Programa Trilha Jovem, uma iniciativa do Instituto de Hospitalidade (IH) que busca desenvolver o turismo sustentável por meio da inserção de jovens capacitados em empresas desse segmento. Do total, foram selecionados 180 jovens que participarão da formação nas áreas de turismo, hotelaria e gastronomia. O Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) foi a entidade que ganhou a licitação para executar o programa no Distrito Federal.

Catedral de Brasilia
Catedral de Brasília

 

  A aula inaugural do Programa acontece no dia 10 de novembro, às 16h, na FACITEC (CSG 09 Lotes 15/16 – Taguatinga-DF), Através de um programa de formação, os participantes desenvolvem competências nas áreas de alimentos e bebidas, hospedagem e viagens e turismo, e também são preparados para atender exigências mais amplas do mercado de trabalho e da sociedade, criando a oportunidade de inclusão socioprofissional desses jovens no setor do turismo.

 

O curso tem carga horária de 580 horas, contemplando oficinas específicas e complementares do segmento turístico e vivência profissional supervisionada. Dividida em três eixos, a formação inclui as áreas de promoção e desenvolvimento sustentável do turismo, promoção de excelência em turismo e construção do plano de vida e carreira.


O programa é totalmente gratuito e, desde 2004, já beneficiou centenas de jovens em diversas cidades brasileiras, como Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Foz do Iguaçu. No Distrito Federal, o Projeto Trilha Jovem será implementado ainda em 2008, junto com mais cinco capitais, são elas: Fortaleza-CE, São Luis-MA, São Paulo-SP, Campo Grande-MS e Manaus-AM.

 

 O Trilha Jovem é um projeto do Instituto de Hospitalidade (IH) desenvolvido com o apoio do Ministério do Turismo, Instituto Ibi, Counterpart International, com recursos da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e do programa ENTRA21, uma iniciativa da Fundação Internacional da Juventude (IYF) e do Fumin – Fundo Multilateral de Investimentos, administrado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.”

 

 

 

 

Teatro Nacional - Brasilia - Detalhe - Foto Augusto Areal
Teatro Nacional – Brasília – Detalhe – Foto Augusto Areal

 A primeira versão do Projeto Trilha Jovem derivou de uma proposta curricular desenvolvida, em 2001, pela Germinal Consultoria para o Instituto de Hospitalidade (IH), de Salvador, na Bahia.

 

Essa primeira versão foi alterada pelo IH nas primeiras implementações, em 2004. Depois, em 2006, a versão original e a inicialmente implementada foram fundidas na versão atual, que ganhou dimensão nacional. A Germinal contribuiu nesse trabalho.

 

A partir da crítica, sistematização, reformulação e ampliação dos planos de aula utilizados nas primeiras implementações, a Germinal criou também as Referências para a Ação Docente, que são manuais que apresentam sugestão, passo a passo, de desenvolvimento de todas as unidades curriculares do Projeto. As Referências para a Ação Docente facilitaram a expansão nacional do Projeto.

 

Para mais informações sobre o Trilha Jovem, clique aqui.

Anúncios
 

One Response to “Aula inaugural do Programa Trilha Jovem”

  1. ernandes almeida Says:

    Nossa eu li toda a reportagem e achei espetacular, eu sou aluno do projeto e estou encantado com a história ficou mais claro agora! muito mais do que encantado eu estou tremendamente feliz em saber que estou sendo capacitado para o mercado de trabalho por uma equipe tão forte como é a do trilha jovem.Obrigado.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s