Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ FAZ PARCERIA 22 de outubro de 2008

 

 O jornal Tribuna de Ituverava, Estado de São Paulo, em 18 de outubro de 2008, veicula a seguinte notícia sobre o “Programa Jovem Aprendiz Rural”:

 

 

A educadora do programa, Valdirene Carrara Silva com participantes do Programa Jovem Aprendiz

Na última quarta-feira, o supermercado CompreBem doou sobras de frutas e verduras para composição de adubo orgânico, desenvolvido pelo Programa Jovem Aprendiz Rural. O supermercado se comprometeu a guardar os produtos todas as terças e quartas-feiras e no sábado de cada semana, até o final do ano.

 

“Para a composição do adubo orgânico, precisá- vamos de restos de verduras e frutas, necessários para criação do viveiro das mi-nhocas”, explicou a educa-dora do programa, Valdirene Carrara Silva.

 

O programa Jovem Aprendiz Rural foi iniciado em março deste ano e é promovido pelo Sindicado Rural de Ituverava, em parceria com o Serviço Nacional Aprendizagem Rural (SENAR), com apoio da Prefeitura e da Fundação Educacional de Ituverava. As aulas são ministradas no Parque Permanente de Exposições “Tadashi Mine”.

 

O “Jovem Aprendiz”, que atende jovens de 14 a 18 anos, é voltado para a educação profissionalizante e terá duração de nove meses. O Sindicato Rural cedeu terreno onde os alunos vão desenvolver o projeto de agropecuária auto-sustentável, e as aulas de noções de olericultura (cultivo de legumes), cultura perene (laranja), cultura anual (milho, feijão) e de criação de pequenos animais e minhocultura, são ministradas por professores do Senar da FEI.

 

A estudante Juliana Roberta de Andrade, 18 anos, elogiou o programa. “Estou gostando muitos dos conhecimentos adquiridos. Nós aprendemos trabalhar em equipe, avaliar o solo, técnicas de cultivo, tanto na teoria – dentro da sala – quanto na prática cultivando a nossa horta. É um projeto muito legal”, complementou.”

 

 

 

 

O Programa de Aprendizagem Rural, destinado aos jovens aprendizes, foi desenvolvido pela Germinal Consultoria para o SENAR de São Paulo. Busca desenvolver competências básicas para o trabalho, competências gerais para o trabalho rural e competências para o empreendedorismo.

Para o desenvolvimento dessas competências, tem uma organização curricular composta por Projetos e Oficinas, como pode ser visto aqui. A visita a que se refere a notícia é uma estratégia adotada no projeto de criação de um empreedimento agropecuário, que articula o Eixo III e é destinado ao desenvolvimento de competências para o empreendedorismo.

Para cada um desses componentes curriculares foi elaborado um manual para o coordenador docente, outro para o participante, de modo a propiciar um referencial para a ação docente e facilitar a integração e o treinamento dos professores do Programa. Para conhecer agumas amostras desses manuais, clique aqui.

 

 

 

Anúncios
 

7 Responses to “PROGRAMA JOVEM APRENDIZ FAZ PARCERIA”

  1. kim reis de oliveira Says:

    gostaria de saber mas sobre o programa

    pois estudo em uma escola tecnica e tamos prescisando de bons projetos como esse !!!!!!!!!!!!

    se puderem me ajudar me dando auguma informação de como implementar na minha escola agradeço valeu!!!!!!!!!

    kim_reisk8@hotmail.com

  2. claudemir Says:

    oi quero ser um jovem aprendiz.

  3. claudemir Says:

    pode ser tambem em supermercado.

  4. claudemir da silva Says:

    oi quero ser jovem aprendiz quero trabalhar pode ser em supermercado estudo a noite mais so um turno.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s