Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Portal do Futuro 16 de outubro de 2008

 

Portal do Futuro é um projeto destinado para jovens em situação de risco de exclusão social, desenvolvido pelo Senac Rio, com consultoria da Germinal. O projeto destina-se à capacitação básica de jovens para atuação no Setor de Comércio e Serviços. Para tanto, está organizado em torno de competências básicas e gerais requeridas por toda ocupação de comércio ou de serviços.

 

A Germinal participou ativamente no desenho do Programa e prestou consultoria na elaboração dos manuais dos docentes das oficinas que constituem os três módulos fundamentais do programa: Ser Pessoa, Ser Cidadão e Ser Profissional.

 

O programa foi desenhado e implementado no ano de 2.000. Desde o seu lançamento, já foi desenvolvido em 45 municípios do Estado do Rio de Janeiro e atendeu um número superior a 6.000 jovens. Muitas páginas da internet falam do Portal do Futuro.

 

O site do Senac Rio, informa:

 

 O programa Portal do Futuro insere, no mercado de trabalho, jovens com idades entre 16 e 21 anos em situação de risco social, tendo como base métodos pedagógicos modernos, sintonizados com as tendências socioambientais do novo milênio.

 

Organizado por projetos: Ser Pessoa, Ser Cidadão e Ser Profissional, propõe desafios que levam o participante à produção de trabalhos relevantes para seu amadurecimento pessoal e profissional. O programa  já passou por 45 municípios, capacitando mais de seis mil jovens.

Muitas empresas são parceiras desse projeto, que demonstra  resultados de impacto para o participante, sua família, para as comunidades e para os mercados.

 

Mais informações:
Centro de Educação para o Trabalho e a Cidadania do Senac Rio
Tel.: 21 2473-8671

 

 

O Correio do Senac, publicação do SENAC Nacional, complementa:

 

Em seu quarto ano de realização, o Portal do Futuro mostra-se como um programa de sucesso na preparação de jovens para o Primeiro Emprego. Ao longo desse período, o programa atendeu 3.500 adolescentes, tendo encaminhado 68% ao mercado de trabalho.


Coordenado pelo Centro de Educação para o Trabalho e Cidadania, o programa é resultado de um convênio firmado entre o Ministério do Trabalho e Emprego, a Confederação Nacional do Comércio, com a interveniência do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT, visando o desenvolvimento de ações de educação profissional a serem executadas pelo
Senac Rio.

 

 

A Agência Brasil cita o Programa:

 

Rio de Janeiro – Cerca de 150 jovens de baixa renda, com idades entre 16 e 24 anos, moradores de Irajá, zona norte do Rio de Janeiro, vão receber até o fim do ano qualificação para o mercado de trabalho. Eles participam do Portal do Futuro, uma iniciativa do Senac.

 

O ministro Paulo Vannuchi, da SEDH, em visita hoje (17) às instalações do Portal do Futuro, afirmou que se trata de uma experiência importante porque é capaz “dar uma virada” na vida de jovens que poderiam se envolver com o crime organizado ou daqueles que já tiveram algum tipo de problema com a lei. Além de qualificar jovens da comunidade, o programa também recebe adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de liberdade assisitida.

 

 

 

A publicação Desafios do Desenvolvimento, a revista mensal de informações e debates do IPEA e do PNUD, também fala do Portal do Futuro:

 

Emprego
Caminhando contra o vento
Como na canção de Caetano Veloso, os jovens brasileiros enfrentam momentos difíceis. Pesquisa do Ipea mostra que 48% dos desempregados têm entre 15 e 24 anos. Sociedade e governo buscam soluções para a crise dos jovens
Walter Clemente

 

(…) merece atenção o Portal do Futuro, programa de inclusão social para jovens de baixa renda do Centro de Educação para o Trabalho e Cidadania do Senac do Rio de Janeiro. Tarcísio de Carvalho, de 18 anos, procurou o Portal do Futuro para fazer um estágio. Filho de um frentista de posto de gasolina em São João do Meriti, na Baixada Fluminense, encontrou emprego como auxiliar de escritório numa escola em Duque de Caxias, também na Baixada, e escolheu sua carreira:”Vou ser psicólogo”. O Portal do Futuro atua em Irajá, no subúrbio carioca, e há cinco anos prepara jovens de baixa renda para o mundo do trabalho.” Meninos e meninas saem daqui com um plano de vida”, diz Mônica Volpato, gerente do projeto.

 

 

 

O blog FOCO DESIGN divulga o trabalho realizado na edição dos manuais que referenciam a ação dos docentes do Portal:

 

 

 

 

 

 

 

 

Esses são os livros do Portal do Futuro, um projeto maravilhoso e importantíssimo do Centro de Educação para o Trabalho e a Cidadania do Senac Rio. Já tinha feito uma versão desses livros com o Marcos Castilho, meu sócio na época; alguns anos depois o CET encomendou um novo projeto, totalmente diferente do anterior. Foram desenvolvidos pictogramas baseados na marca Portal do Futuro (que não é minha) para ilustrar as três fases do programa (“ser pessoa”, “ser profissional” e “ser cidadão”), e mais uma família da mais de 16 pictogramas para as oficinas (“conhecendo meu bairro”, “toque a tecla”, “escrever é fácil” e “aprendendo a aprender”).

 

 

A matéria publicada no site da São Rafael, Sociedade de Previdência Privada, ajuda a apresentar a estrutura básica do Programa:

 

Teoria aprendida na prática

As oficinas do Portal do Futuro desenvolvem competências específicas, que possibilitam a entrada do jovem no mercado. Mas além da manipulação da Internet e do aprendizado do idioma inglês, o programa se preocupa em formar um cidadão responsável, capaz de dirigir seu futuro com liberdade e responsabilidade.

 

Para isso, os jovens começam no programa com as oficinas do projeto “Ser Pessoa”, onde o produto final é a redação de um livro sobre sua vida. Para que o aluno cumpra bem esta tarefa, ele passa por aulas práticas de redação e técnicas de expressão, formas literárias e de edição de texto no computador, por exemplo.

 

Passado este estágio, o aluno ingressa nas aulas do “Ser Cidadão”, que incentiva os jovens a identificarem as necessidades e possibilidades de melhoria na rua, no bairro ou cidade onde mora. Assuntos como qualidade de vida e respeito ao meio ambiente são debatidos para a realização da tarefa estabelecida: um pedido formal para a intervenção de órgãos competentes nos problemas socioculturais identificados pelos próprios alunos.

 

O projeto “Ser Profissional” está subdivido em duas áreas que atendem as expectativas do aluno, que poderá escolher pelo grupo interessado em trabalhar em uma empresa ou pelo grupo que pretende abrir seu primeiro negócio. As aulas práticas abordam temas como as relações interpessoais, análise de oportunidades, noções básicas de inglês e Internet e legislação trabalhista.

 

Para completar o ciclo do programa Portal do Futuro, o jovem vai a campo, ver como funciona o dia-a-dia de uma empresa. “As parcerias comerciais do Senac Rio estão sempre de portas abertas para os nossos alunos e aproveitamos este relacionamento para ampliar os conhecimentos dos jovens participantes do programa. Acreditamos que com estes três projetos, aumentamos as chances de uma inclusão no mercado de trabalho”, conclui Giselle.

 

 

O JB ONLINE Mostra uma das possibilidades de desdobramento do Portal do Futuro:

 

Em Irajá, a escola do samba

Compositor Ney Lopes comanda projeto que ensina música a jovens carentes

Waleska Borges

Gabriel Jauregui

Ney e a turma do Portal do Futuro

Ney e a turma do Portal do Futuro: aulas resgatam auto-estima dos jovens de Irajá e bairros vizinhos

Eles são jovens, moram em comunidades carentes do subúrbio carioca e gostam de samba. Cheios de sonhos e com um objetivo em comum: fazer da arte a fonte de renda. Nas aulas de canto e dramaturgia, eles descobrem profissões como de contra-regra, noções de figurino, cenário e iluminação. Para 30 jovens do Rio, com idades entre 16 e 21 anos, o programa O Samba e o Irajá, do projeto Portal do Futuro, desenvolvido pelo Senac, representa a oportunidade do primeiro emprego.

 

 

 

 

O site PetBr mostra uma outra possibilidade de desdobramento:

 

Portal do Futuro Forma a Primeira Turma de Profissionais para Pet Shop Através da Parceria da Iams do Brasil e o Senac Rio.

No final do mês de maio forma-se a primeira turma do curso de “Formação de Mão de Obra ao Mercado Pet”, promovido, gratuitamente, pela Iams do Brasil (fabricante dos alimentos Iams e Eukanuba para cães e gatos) e o Senac Rio, para jovens de baixa renda entre 16 a 21 anos.

 

 

 

  1. clip_image001

Clique aqui (p. 205) ou aqui se quiser informações mais detalhadas sobre o plano de curso do projeto ou então consulte: Küller, J.A. e Freitas, W.B. (org.) Construindo a Proposta Pedagógica do Senac Rio. Rio de Janeiro, Editora Senac Rio, 2000.

Anúncios
 

2 Responses to “Portal do Futuro”

  1. keilane Says:

    saber quando vai abrir vagas para cursos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s