Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Notícia sobre o Programa Jovem Aprendiz Rural 24 de setembro de 2008

 

O Informativo FAESP – SENAR/SP, de junho de 2008, traz a seguinte notícia sobre o Programa Jovem Aprendiz Rural:

 

Aprendiz ruralCem jovens do Programa Jovem Aprendiz Rural dos municípios de Guaira e Santa Fé do Sul também visitaram o estande FAESP-SENAR-AR/SP e Sebrae-SP, na 15ªAgrishow. O Programa “Jovem Aprendiz Rural”, do SENAR-AR/SP, visa atender a legislação vigente e preparar o púbico jovem para o mundo do trabalho, por intermédio de práticas agrosilvopastoris e orientações quanto ao uso correto das tecnologias mais apropriadas para o aumento da produtividade nas propriedades rurais.

 

O Programa tem como público-alvo jovens de 14 a 17 anos incompletos, cursando o ensino fundamental ou programas de educação de jovens e adultos (no mínimo na 5ª série ou equivalente), ou que já tenham concluído o ensino fundamental, contratados como aprendizes em organizações agropecuárias.

 

A duração do Programa é de 600 horas, o que equivale a 150 dias letivos, com 4 horas diárias, cinco dias por semana.

 

Neste ano, o SENAR-AR/SP está capacitando os participantes de 80 turmas do Programa Jovem Aprendiz Rural, em diversos municípios do Estado de São Paulo.”

 

 

 

O Programa de Aprendizagem Rural, destinado aos jovens aprendizes, foi desenvolvido pela Germinal Consultoria para o SENAR de São Paulo. Busca desenvolver competências básicas para o trabalho, competências gerais para o trabalho rural e competências para o empreendedorismo.

Para o desenvolvimento dessas competências, tem uma organização curricular composta por Projetos e Oficinas, como pode ser visto aqui. A visita a que se refere a notícia é uma estratégia adotada no projeto de criação de um empreedimento agropecuário, que articula o Eixo III e é destinado ao desenvolvimento de competências para o empreendedorismo.

Para cada um desses componentes curriculares foi elaborado um manual para o coordenador docente, outro para o participante, de modo a propiciar um referencial para a ação docente e facilitar a integração e o treinamento dos professores do Programa. Para conhecer agumas amostras desses manuais, clique aqui.

 

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s