Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

CET/UNB ganha licitação para executar o Projeto Trilha Jovem no DF 19 de setembro de 2008

 

 

 

 

A primeira versão do Projeto Trilha Jovem derivou de uma proposta curricular desenvolvida, em 2001, pela Germinal Consultoria para o Instituto de Hospitalidade (IH), de Salvador, na Bahia. Essa primeira versão foi alterada pelo IH nas primeiras implementações, em 2004. Depois, em 2006, a versão original e a inicialmente implementada foram fundidas na versão atual, que ganhou dimensão nacional. A Germinal contribuiu nesse trabalho. 

 

A partir da crítica, sistematização, reformulação e ampliação dos planos de aula utilizados nas primeiras implementações, a Germinal criou as Referências para a Ação Docente, que são manuais que apresentam sugestão, passo a passo, de desenvolvimento de todas as unidades curriculares do Projeto. Para mais informações sobre o Trilha Jovem, clique aqui.

 

As Referências para a Ação Docente facilitaram a expansão nacional do Projeto. Notícia do  Centro de Excelência em Turismo, da Universidade de Brasília, que reproduzimos a seguir, anuncia mais um passo na difusão nacional do Projeto.

 

 

 

 

CET/UNB ganha licitação para executar o Projeto Trilha Jovem no DF       

 

Escrito por Fabrício Cândido   

terça, 09 de setembro de 2008

 

Programa de formação profissional que será executado pelo CET/UnB irá capacitar e inserir 180 jovens, das cidades de Taguatinga e Ceilândia, no mercado de trabalho nas áreas de turismo, gastronomia e hotelaria. 

 

A Universidade de Brasília, por meio do seu Centro de Excelência em Turismo, venceu a licitação para ser a entidade executora do Projeto “Trilha Jovem – Turismo e Inclusão Social”, no Distrito Federal. A proposta apresentada pela UnB obteve nota 99,5, de um total de 100 pontos, indicando o alto índice no quesito técnica e preço. O Projeto é uma iniciativa do Instituto de Hospitalidade (IH) e tem apoio financeiro do Ministério do Turismo (MTur).

 

Sob a coordenação do Instituto de Hospitalidade (IH), o Centro de Excelência em Turismo da UnB (CET/UnB) irá promover a formação e a inserção socioprofissional de 180 jovens no mercado de turismo. Estes jovens, com idades entre 16 e 24 anos, são oriundos de famílias de baixa renda e possuem um vínculo com a rede pública de educação, sendo estudante ou egresso.


A formação tem carga horária total de 580 horas, contemplando oficinas específicas e complementares do segmento turístico e vivência profissional supervisionada. Dividida em três eixos, a formação inclui as áreas de promoção e desenvolvimento sustentável do turismo, promoção de excelência em turismo e construção do plano de vida e carreira. Através de um programa de formação que será aplicado pelo CET/UnB, os participantes irão desenvolver competências nas áreas de turismo, hotelaria e gastronomia e serão preparados para atender exigências mais amplas do mercado de trabalho e da sociedade.


O programa é totalmente gratuito e, desde 2004, já beneficiou centenas de jovens em diversas cidades brasileiras, como Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Foz do Iguaçu. No Distrito Federal, o Projeto Trilha Jovem será implementado ainda em 2008, junto com mais cinco capitais, são elas: Fortaleza-CE, São Luís-MA, São Paulo-SP, Campo Grande-MS e Manaus-AM.


O projeto Trilha Jovem representa uma ação importante para contribuir para a diminuição das estimativas de desemprego no DF. Além disso, visa ofertar ao mercado de trabalho profissionais capacitados para exercer corretamente as várias funções nos empreendimentos turísticos.

Mais informações pelo telefone 3307-2946 Ramal 214 e 215.

 

Foto de Eduardo Deboni
Foto de Eduardo Deboni

 

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s