Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Jovem Aprendiz Rural ganha sede própria em Taguaí 3 de setembro de 2008

 

O jornal Sudoeste do Estado divulga uma notícia sobre a implementação do Jovem Aprendiz Rual no Município de Taguaí (SP), que reproduzimos a seguir. Para saber mais sobre o Programa Jovem Aprendiz Rural e sobre a participação da Germinal no design e implementação do Programa, clique aqui. Para saber mais sobre o Projeto Articulador “Tornar uma área produtiva de forma sustentável”, clique aqui.

 

Observem que as fotos não fazem parte do contexto da notícia e foram incluídas por nós. Duas delas ilustram o projeto de criação de uma revista eletrônica, proposta na Oficina de Informática. A outra mostra uma repesentação teatral, recurso para o desenvolvimento de competências básicas para o trabalho, que junto com o desenvolvimento das competências gerais para o trabalho rural e das competências para o empreendedorismo, constituem o propósito do curso.

 

Capa da revista eletônica da turma de Viradouro (SP) – 2008

“Uma parceria entre o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Prefeitura Municipal de Taguaí está garantindo a adolescentes taguaienses a chance de aprenderem noções sobre agricultura e pecuária, em um espaço apropriado, já que o antigo matadouro municipal foi reformado e reformulado para atender as necessidades do Programa Jovem Aprendiz Rural.

 

Desde junho o projeto ganhou uma sede nova, pois antes funcionava no anfiteatro da Escola Pedro Soldera, e agora já pode atender da melhor forma cerca de 30 adolescentes, entre meninos e meninas de 14 a 17 anos, que freqüentam a escola no período da manhã e ao saírem dirigem-se ao projeto, onde recebem almoço fornecido pela Cozinha Piloto de Taguaí e participam de aulas teóricas e práticas.

 

Capa da revista eletônica da turma de Miguelópolis (SP) - 2008
Capa da revista eletônica da turma de Miguelópolis (SP) – 2008

Das 13:00 horas às 17:00 horas os adolescentes participam do programa, orientados pelas instrutoras Carolina Andrade (zootecnista) e Elisângela de Oliveira (pedagoga). Os cursos ministrados por Carolina são voltados a área da agricultura e pecuária, abordando temas como a degradação do meio ambiente, aulas sobre o plantio e cultivo de milho, mandioca, cana-de-açúcar, legumes, verduras, ervas medicinais, além da criação de animais de pequeno porte como coelho, codorna e frango.

 

Já a orientadora Elisângela cuida da parte pedagógica do programa, transmitindo aos adolescentes lições de trabalho em equipe, como alcançarem seus objetivos pessoais e profissionais, como se comunicarem melhor verbalmente, entre outras. As aulas teóricas são ministradas dentro da sala, de uma forma que leve os participantes a interagirem com os colegas, permitindo a participação de todos em debates e discussões, facilitando a aprendizagem e a compreensão.

 

Jovem Aprendiz Rural de Itu (SP) - 2007
Jovem Aprendiz Rural de Itu (SP) – 2007

Além da parte didática os jovens atendidos pelo programa também participam de projetos de teatros, viagens e visitas, pois assim os instrutores procuram ensinar de uma forma divertida, com mais brincadeiras e menos rigidez. Um exemplo é a viagem que está programada para Rubião Junior, à Faculdade de Agronomia, Zootecnia e Veterinária, tudo para que os adolescentes conheçam a realidade das profissões que sonham ter.

 

Outra parte importante do programa Jovem Aprendiz Rural são as aulas de informática, que levará os participantes a aprendem a criar seus próprios blogs, páginas na Internet, tudo para que futuramente possam divulgar seus trabalhos.

 

Segundo o coordenador e médico veterinário, Neto Lança, neste último sábado, 09, o grupo participou da Campanha de Vacinação, no Centro de Saúde, expondo os produtos cultivados na sede do programa, dando sementes e orientações sobre o seu cultivo às pessoas que por lá passavam, visando incentivar adultos e crianças a consumirem legumes e verduras.

O programa segue até novembro, quando os participantes receberão um certificado de conclusão do curso.”

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s