Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

“Jovem Aprendiz Rural” trabalha empreendedorismo e valoriza alunos da zona rural 25 de agosto de 2008

 

O site da Prefeitura de ITATIBA, divulga uma notícia sobre o Programa Jovem Aprendiz Rural, que reproduzimos a seguir.  Para saber mais sobre o Programa Jovem Aprendiz Rural e sobre a participação da Germinal no design e implementação do Programa, clique aqui. Para saber mais sobre o Projeto Articulador “Tornar uma área produtiva de forma sustentável”, clique aqui.

As aulas são aplicadas pelo professor Antonio José Armênio e pela engenheira agrônoma Clara Geromel.

 

Exercer o empreendedorismo e valorizar o trabalho no campo em adolescentes de escolas rurais da rede municipal de ensino. Esses são alguns dos principais objetivos do Projeto “Jovem Aprendiz Rural”, uma realização da Prefeitura de Itatiba por meio da Secretaria da Educação, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com o apoio da Casa da Agricultura.

 

O projeto é realizado na EMEF “Sebastião de Camargo Pires”, no Bairro dos Pires, e atende 30 alunos de várias escolas da rede municipal, filhos de proprietários e funcionários de sítios ou fazendas. “O programa destina-se ao desenvolvimento das competências básicas necessárias a todo tipo de trabalho no campo, estimulando o nascimento de novos empreendedores”, explica a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Educação, Creusa Segatto Cordery.

 

O “Jovem Aprendiz Rural” consiste em um curso de 600 horas, equivalentes a 150 dias letivos. Os participantes aprendem noções e técnicas de pecuária e agricultura, ética e cidadania, monitoramento da saúde de pequenos animais, e a trabalhar com planilha de custos e vendas. “O curso proporciona ao aprendiz uma educação profissional básica para atividades produtivas no meio rural”, enfatiza Creusa. As aulas são aplicadas pelo professor Antonio José Armênio e pela engenheira agrônoma Clara Geromel.

 

Engenho D’Água, Bairro dos Pires e Champirra. “O Jovem Aprendiz Rural possibilitou que esses alunos tivessem contato com uma área bem grande disponível para plantio de árvores frutíferas, mata nativa, hortaliças e flores”, conta Creusa. “Serão desenvolvidas nos alunos competências requeridas para um profissional criador de pequenas aves”, complementa. Entre as atividades programadas para este ano estão visitas a propriedades produtoras de hortaliças, apiários, turismo rural, feira de agronegócios, entre outras.

 

Creusa Cordery informa também que a aprendizagem durante o projeto acontece de forma organizada, de modo que os desafios e problemas pessoais surjam no ambiente do curso de maneira semelhante a como aparecem na vida, na sociedade e no trabalho. “São desenvolvidos os eixos de competências básicas para o trabalho, competências gerais para o trabalho rural e competências para o empreendedorismo, destacando-se como projeto profissional tecnologia da informação, trabalho em equipe, atendimento ao cliente, promoção da saúde, ação comunitária, ética e cidadania, oficina de manutenção de propriedades agrícolas, oficina de recuperação de áreas degradadas, marketing e comercialização, gestão de RH e empreendimento agrícola”.

 

A metodologia tem a aprovação dos alunos. “Eu uso o que aprendi no Jovem Aprendiz Rural no meu dia-a-dia. Esse programa é uma maneira de ocupar a mente com coisas boas. Espero que a turma que está participando este ano aproveite bastante o curso, pois quando ele terminar, deixará saudades”, disse a aluna Roseane da Cruz Silva, que fez parte da turma de 2007.

 

O curso é realizado em horário contrário às aulas do ensino regular, de segunda a sexta-feira, no período entre 13h30 e 17h30. Os participantes recebem almoço e lanche da tarde, oferecidos pelo SENAR, com apoio da empresa JVS e do restaurante A Palhoça. O transporte e o fornecimento de insumos agrícolas, implementos, ferramentas e animais, são de responsabilidade da Prefeitura.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s