Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Estrutura e Objetivos de uma Versão Alternativa do PET 28 de junho de 2008

 

 

O material apresentado neste post refere-se à estrutura e aos objetivos de uma versão alternativa do Programa de Educação para o Trabalho (PET), do Senac/SP. O programa é destinado a jovens em situação de busca do primeiro emprego. A versão alternativa foi criada pela Germinal e não chegou a ser publicada e implementada na forma aqui apresentada. O excerto deve ser encarado como uma amostra do trabalho que pode ser desenvolvido pela Germinal Consultoria.

 

Organização curricular

Henrique Matos, 1998, Pássaro, Óleo sobre tela, 92 x 73 cm
Henrique Matos, 1998, Pássaro, Óleo sobre tela, 92 x 73 cm

A versão alternativa é composta por um Núcleo Central, destinado ao desenvolvimento das competências mais gerais para o trabalho, e por Estações de Trabalho destinadas ao tratamento de áreas específicas do Setor de Comércio e Serviços. São elas:

 

1. Estação de Trabalho de Administração e Organização – as várias possibilidades de organização do trabalho coletivo. O trabalho em equipe e a humanização do trabalho.

 

2. Estação de Trabalho de Informática – ferramenta essencial de conquista e democratização da informação, de comunicação, de desenvolvimento e de trabalho.

 

3. Estação de Trabalho de Saúde – direito e dever individual e coletivo. Saúde como resultado da qualidade de vida.

 

4. Estação de Trabalho de Organização e Estética dos Ambientes – as relações entre os espaços, a qualidade de vida e a convivência.

 

5. Estação de Trabalho de Apresentação Pessoal, Moda e Beleza – a estética do trabalho, o estilo pessoal e a estética de si mesmo.

 

6. Estação de Trabalho de Higiene e Organização dos Serviços de Alimentação – a alimentação saudável (educação alimentar) e a higiene e organização dos serviços.

 

7. Estação de Trabalho de Recepção e Atendimento a Clientes – ética e estética das relações comerciais e da prestação de serviços.

 

8. Estação de trabalho de Turismo e Hotelaria – a dimensão da recepção e do lazer, incluindo uma excursão pelos mundos das Artes, dos Esportes e da Cultura.

 

Objetivos

 

entremeado, ocasodoacaso - horizonte
entremeado, ocasodoacaso – horizonte

“isso de querer

 ser exatamente

aquilo que a gente é

ainda vai nos levar além”  

 

 

 

 

(Paulo Liminski)

 

Um projeto educativo nunca é fechado em si mesmo. Em ato, é um acontecimento no movimento vital dos seus participantes. Sendo assim, deveria aproveitar do já vivido toda a experiência que possa ser articulada na direção para a qual aponta. Ao mesmo tempo, procurar fecundar toda a trajetória futura.

No projeto, os objetivos gerais delimitam a natureza desejada do acontecimento. Não delimitam necessariamente um alvo preciso e definitivo, mas a clareira de inflexão da trajetória onde ela é revista e alterada. Assim, os objetivos gerais do Programa anunciam uma intencionalidade que ao mesmo tempo o delimita e, no passado e no futuro, o transcende. Assim, a partir de um momento, procura-se iluminar todo o horizonte da caminhada. Os objetivos gerais, vistos como os resultados mais amplos desejados, não podem ser restritos ao que é possível obter-se de imediato.

Essas considerações são feitas em procura de uma dupla justificativa. De um lado, busca-se amparar a ambição na formulação dos objetivos. O que é almejado não resulta só agora. Os resultados podem ser colhidos no decorrer da vida. De outro, justifica-se a inclusão dos docentes também como educandos no escopo do Programa. O acontecimento delimitado pelos objetivos pode e deve ser produzido e usufruído em parceria.

Feita a ressalva, o Programa Educação para o Trabalho objetiva possibilitar aos participantes, jovens e docentes, oportunidade diversificada e multifacetada de desenvolvimento, envolvendo:

1. o impulso a um permanente questionamento sobre si mesmo, seus relacionamentos e suas circunstâncias, especialmente as do universo do trabalho, que resulte em uma visão cada vez mais ampla, flexível, crítica e criativa, que possa ser focada na perspectiva de uma construção estética de si mesmo (ver o capítulo 10 – Estética de Si, in: GALLO, S. Ética e Cidadania, Caminhos da Filosofia. Campinas SP, Papirus, 1997)     e de participação na construção do mundo em que habita;  

2. a concretização da perspectiva  de construção estética de si mesmo na formulação e operação de um plano de desenvolvimento pessoal e profissional, que considere a inserção e permanência em uma atividade produtiva e que esteja em constante revisão, ampliação e aprofundamento;

3. a manutenção, no cotidiano, de um comportamento solidário e do exercício da cidadania, em função da apropriação de valores referentes à humanização da vida, do trabalho e das relações entre as pessoas, ao equilíbrio ecológico, ao repúdio a toda a sorte de violência, à justiça social, ao respeito aos direitos humanos e à eqüidade;

4. a tradução das aspirações de ampliação e generalização da postura solidária e de exercício pleno da cidadania em compromisso, capacidade e oportunidade de efetiva participação em projetos de melhoria da qualidade de vida e de convivência;

5. o aprimoramento do domínio de competências humanas básicas, tais como: organização pessoal e do ambiente, comunicação oral e escrita, leitura e interpretação de textos, operação de cálculos básicos, respeito mútuo, responsabilidade,  integridade, compromisso, assertividade, iniciativa, criatividade e auto diretividade, a partir de uma ação contínua e transversal, em complemento ao currículo da escola regular;

6. o apropriar-se de competências básicas para o trabalho, compatíveis com as novas exigências tecnológicas, organizacionais, culturais, éticas e estéticas do trabalho,  especialmente as requeridas para a inserção e permanência em atividades produtivas do setor de comércio e serviços;

7. o domínio de instrumentos que possibilitem a formulação e a operação criativa de planos de autodesenvolvimento e de projetos coletivos de melhoria da qualidade de vida, em especial nos ambientes de trabalho.

 

Resultados 

Como resultado mais imediato e concreto, objetiva-se a ampliação das chances dos jovens participantes – prioritariamente das camadas populacionais de baixa renda – de engajamento em atividades produtivas, nas quais as exigências de desempenho se distanciam do padrão de oportunidades de desenvolvimento que lhes são acessíveis ou oferecidas.

Desdobramentos deste Programa – envolvendo serviços específicos de agenciamento do processo de colocação profissional, assessoria à implantação de pequenos empreendimentos e de concessão de bolsas para a continuidade de estudos – contribuirão para uma mais efetiva e ampla conquista dessa meta mais imediata.

Para os educadores envolvidos, o resultado imediato será o aprimoramento da competência para o trabalho docente. Competência sustentada, pelo menos em parte, nas competências humanas fixadas nos objetivos mais gerais. Desenvolvimento propiciado pelo engajamento e efetiva participação na formulação e operação de uma proposta educativa renovadora.  

 

Outras Amostras de Trabalho do PET

O material disponível  refere-se a excertos da versão alternativa do Programa de Educação para o Trabalho (PET), elaborada pela Germinal, que não chegou a ser implementada na forma aqui apresentada. Os excertos devem ser encarados como amostras do trabalho que pode ser desenvolvido pela Germinal. A versão alternativa é composta por um Núcleo Central e por Estações de Trabalho destinadas ao tratamento de áreas específicas do Setor de Comércio e Serviços. Foram postadas as seguintes outras amostras:

  • Amostra II: Exemplo de uma Sessão de Aprendizagem (extraído do Manual da Estação de Trabalho de Organização e Administração)
  • Amostra  III: Exemplo de mais uma Sessão de Aprendizagem (extraído do Manual da Estação de Trabalho de Organização e Estética de Ambientes
  • Amostra IV: Exemplo de outra Sessão de Aprendizagem (extraído do Manual da Estação de Trabalho de Saúde)  
Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s