Germinal – Educação e Trabalho

Soluções criativas em Educação, Educação Profissional e Gestão do Conhecimento

Petroquímica 23 de junho de 2008

  

O texto a seguir está publicado em Ritos de Passagem – Gerenciando Pessoas para a Qualidade (Editora SENAC/SP) de José Antonio Küller, sócio-diretor da Germinal Consultoria. O texto foi escrito no contexto do Projeto Repensar. Um artigo sobre o projeto já foi publicado neste blog.

 

 

 Eli Kaghazchi - Sunset over wheat fiels

Eli Kaghazchi - Sunset over wheat fiels

 

“Zero hora. A noite oculta as inúmeras empresas do pólo petroquímico. Começa mais um turno de trabalho no complexo industrial escondido na sombra da lua nova. As imensas estruturas de ferro revelam-se aos poucos aos olhos dos que chegam. Na floresta de canos, a presença humana é pouco perceptível. Os homens (pessoas?) são encontrados nas salas de controle, pequenas espaçonaves perdidas no meio da monstruosa fábrica automática. Alguns vagam pelo espaço exterior, perdidos no meio do escuro e dos canos ou encerrados em pequenos abrigos no alto das torres.

 

 

 

Todos parecem sonolentos, circulando pelo cenário contraditoriamente futurista e fantasmagórico. Muitos bocejam. Um dorme em frente a um painel que lhe exige uma intervenção por mês, se tanto. Em uma sala, um pequeno grupo agita-se em torno de um terminal de computador, presença concreta de uma nova tecnologia de controle. Em outra sala, em frente a um outro terminal, um homem sozinho controla a operação de uma planta industrial inteira e é responsável pelo ciclo completo de um produto. Os olhos brilham. O entusiasmo modula a voz. De todos os trabalhadores encontrados na noite, é o único motivado. É um novo artesão?”

 

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s